A 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul ocorrerá no sábado (19), às 9h, em Cristal, na região sul do Estado. A cerimônia estava marcada para sexta-feira (18), mas a previsão de temporal por conta de um ciclone extratropical no RS fez a organização reunir as atividades no dia seguinte.
Além do ato, estão marcadas apresentações artísticas durante todo o sábado no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, onde ocorrerá o acendimento. Veja a programação completa no fim da reportagem. A atividade marca o início dos Festejos Farroupilhas: a chama será acesa e distribuída para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, que levarão o fogo para todos os 497 municípios gaúchos, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS). A chama será extinta apenas no dia 20 de Setembro, data máxima das comemorações.
A escolha de Cristal como ponto de início dos festejos remete à importância do local para a memória do RS, segundo Juliano Guerreiro, presidente da comissão executiva do MTG-RS e secretário de Turismo de Cristal.
— A Estância do Cristal originou o nome do município. Ela era uma das casas de Bento Gonçalves e o refúgio das Sete Mulheres, que é citada na série (da Rede Globo) e em um livro. Na época da Revolução Farroupilha, as mulheres se refugiaram lá e Bento Gonçalves ia visitá-las — conta.
No sábado, são esperados 1,2 mil cavaleiros e um público de cerca de 5 mil pessoas no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva.