04/08/2023 às 09h53min - Atualizada em 04/08/2023 às 09h53min
Prometido para começar em agosto, projeto de câmeras corporais para polícias segue em fase de licitação
GZH
Jonathan Heckler / Agencia RBS Apesar da previsão de que em agosto as primeiras câmeras corporais já estariam anexadas às fardas das polícias gaúchas, o projeto segue em fase de licitação, sem previsão para ser colocado em prática no Rio Grande do Sul.
Este é o segundo certame aberto pelo governo do Estado, já que o primeiro foi cancelado. O procedimento prevê a aquisição de 1,1 mil equipamentos, além de um sistema de captação e armazenamento das imagens por parte da empresa vencedora.
Dos 1,1 mil equipamentos cuja aquisição está prevista, cem deles serão destinados para a Polícia Civil e os demais para a BM. O projeto começa por agentes em Porto Alegre e deve se espalhar pelo Estado aos poucos.
Conforme o governo gaúcho, a ideia é locar o equipamento da empresa vencedora, que ficará também responsável pela manutenção e suporte técnico. A iniciativa, já colocada em prática por outros Estados, é vista como forma de dar mais transparência para a atuação das polícias, além de produzir imagens que irão compor conjunto de provas em investigações.