02/08/2023 às 09h11min - Atualizada em 02/08/2023 às 09h11min

PF prende hacker da Lava-Jato e faz buscas em endereços de Carla Zambelli

Gaucha ZH
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (2), Walter Delgatti Netto, que atuou como hacker na chamada "Vaza Jato" — o vazamento de diálogos de procuradores que atuavam na Operação Lava-Jato, em 2019. Segundo informações do portal G1, os agentes também cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Ainda conforme a publicação, a ofensiva foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). São cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva sendo cumpridos em São Paulo e no Distrito Federal. Na ação, a PF tenta obter mais informações sobre a inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões. Os documentos forjados incluíam um mandado de prisão falso contra Moraes.
"Os crimes apurados ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando teriam sido inseridos no sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e, possivelmente, de outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos e um mandado de prisão falso em desfavor do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes", diz material da PF.
Os vazamentos
Delgatti havia sido preso em julho de 2019, durante a Operação Spoofing, que desarticulou um grupo "que praticava crimes cibernéticos", segundo a PF. À época, o hacker admitiu que entrou nas contas do Telegram de procuradores da Operação Lava-Jato e que repassou mensagens ao site The Intercept Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp