18/07/2023 às 16h40min - Atualizada em 18/07/2023 às 16h40min
Secretaria de Saúde desenvolve a “Oficina de Inteligência Emocional para Crianças e Adolescentes”
Assessoria de imprensa da prefeitura de Três Passos
Pensando na importância que a infância e a adolescência têm para o desenvolvimento do ser humano, e também na crescente demanda para atendimento psicológico no período pós pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu o projeto “Oficina de Inteligência Emocional”.
O município percebeu o aumento significativo nas demandas para atendimento às situações de ansiedade, depressão, dificuldades comportamentais e emocionais do público infanto-juvenil, que exigiam da rede de atendimento a criação de dispositivos que ampliassem as possibilidades de acompanhamento.
A psicóloga Graciela Lauermann, e o assistente social, Josias de Carvalho Silva, desenvolveram as atividades com crianças e adolescentes que estão em acompanhamento/avaliação psicológica para questões relacionadas a dificuldades emocionais ou comportamentais.
O projeto foi pensado e planejado desde 2022. Primeiramente foi identificado as demandas, para compreender quem era o público que buscava atendimento e quais as principais demandas que mobilizam a busca.
Nesta primeira experiência foram trabalhados quatro grupos com 06 crianças, com atividades semanais ao longo de seis semanas, período necessário para desenvolver de forma lúdica e descontraída sobre algumas emoções, como medo, raiva, alegria, tristeza, calma e amor.
A Oficina é uma vivência grupal, inspirada no livro “Monstro das Cores”, e foi idealizada pela psicóloga. Ao longo de cada encontro são realizadas atividades referentes às emoções objetivando a identificação da emoção, sua compreensão, formas saudáveis de lidar com ela. Além disso, também houve a participação do assistente social na execução das atividades, inclusive com a inclusão da música como mais um recurso trabalhado.
Qual a importância deste trabalho?
Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental para que tenhamos um desenvolvimento equilibrado. Saber identificar e lidar com nossas emoções nem sempre é uma tarefa fácil, mas se desde cedo a criança aprender com suas vivências, ter a oportunidade de compreender o que sente, identificando, nomeando e lidando com estas emoções, estará mais preparada para os desafios da vida.
Quando a criança compreende que é normal ter momentos tristes e felizes, gera um espaço seguro para expressar suas emoções. Tem confiança para falar e pedir ajuda. Por isso é fundamental que os adultos ensinem sobre as emoções, lhes auxiliando a passar por momentos mais difíceis para construção de seu repertório comportamental. Além disso, o fato de trabalhar com situações difíceis de forma precoce impede com que haja o agravamento das situações.
Enfim, percebe-se com este trabalho a promoção de relacionamentos mais saudáveis entre crianças e pais, o desenvolvimento da resiliência, porque ela aprende com as situações, e quando aquilo se repetir poderá enfrentar de forma alternativa, acreditando que não é o fim do mundo, que conseguirá enfrentar e vencer; melhora da autoestima e ampliação da capacidade de enfrentamento dos problemas.