O governo do Estado homologou o decreto de emergência do município de Jóia em razão dos estragos causados pelo granizo registrado na madrugada de quarta-feira passada. O Estado ainda homologou os decretos de emergência de Campo Novo e Humaitá, ainda o decreto de calamidade pública de Sede Nova. Esses outros três municípios sofreram grandes prejuízos pelo vendaval da tarde da última quarta-feira.
O prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, disse que agora o município aguarda o repasse de telhas, por parte da Defesa Civil gaúcha, a fim de ajudar famílias no conserto de telhados. Cerca de 300 casas tiveram danos na cobertura. Mais de 200 famílias se inscreveram na prefeitura para receber telhas.
Já Sede Nova é o município da região com maior prejuízo com o ciclone extratropical. Os estragos são avaliados em mais de 100 milhões de reais. Muitas casas tiveram danos, inclusive imóveis totalmente destruídos. Postes de luz caíram, dentre outros problemas. Em Humaitá e Campo Novo o temporal atingiu mais partes de áreas rurais. Agora, os municípios aguardam reconhecimento dos decretos por parte do governo federal. Em Sede Nova, a prefeitura fez compra emergencial de telhas para ajudar a comunidade.