14/07/2023 às 09h13min - Atualizada em 14/07/2023 às 09h13min
Ciclone destrói fazendas de gado e causa morte de animais no RS
G1
"Estou com dificuldades para relatar tudo o que eu vi", conta Nacir Penz, da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), sobre os prejuízos provocados pelo ciclone extratropical que atingiu o estado entre a noite de quarta (12) e a madrugada desta quinta-feira (13).
Os criadores relatam que a tempestade destruiu galpões de suínos e bois, machucou animais e provocou até mortes de porcos e vacas em municípios do noroeste gaúcho.
"Onde o ciclone passou, não deu chances, destruiu propriedades, vegetações, derrubou estruturas de pocilgas dos suínos, matou dezenas de animais. Estamos fazendo um levantamento dos prejuízos", ressalta Penz.
Até o momento, a associação estima que cerca de 500 propriedades rurais foram atingidas, principalmente em Humaitá e Sede Nova, além de Nova Candelária, Tucunduva, Doutor Maurício Cardoso, Crissiumal, Horizontina, Campo Novo e Coronel Bicaco.
Nos municípios de Santa Rosa e Nova Candelária, os principais danos foram na estrutura física dos alojamentos, como queda de telhados, falta de energia elétrica e danos nos sistemas hidráulicos, informa o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) em nota.