A manhã desta terça-feira (27/6) começou de uma maneira diferente no Palácio Piratini. Foi realizada a primeira edição do projeto Café com Gov, organizado pela Secretaria de Comunicação. A iniciativa, que partiu de proposta do próprio governador Eduardo Leite, tem como objetivo promover encontros informais para uma conversa direta com representantes de pautas consideradas importantes para a sociedade. Os cafés da manhã serão realizados periodicamente, na ala residencial do Palácio Piratini.
A educação foi a pauta escolhida para a estreia por ser a maior prioridade deste novo ciclo de gestão. A primeira edição do projeto reuniu 10 diretores de escolas da rede estadual para um café da manhã com o governador. A educação será assunto sempre retomado no Café com Gov. Os encontros com diretores serão intercalados com as edições que vão abordar outros assuntos de interesse da sociedade.
O governador disse que a aproximação é importante para aprimorar as estratégias de governo, principalmente em relação às escolas. “Queremos usar o café como um instrumento de trabalho para nos orientar e para que possa cobrar as secretarias e acompanhar as ações. Especialmente neste segundo mandato, estamos com foco total na educação. Tenho visitado escolas sempre que possível e vou continuar visitando. Mas não conseguiria visitar todas as mais de 2.300 escolas estaduais. Por isso, quero ter esses encontros para ter mais contato com quem está na ponta, para ouvir e entender o que está se passando lá”, afirmou.
Neste primeiro café, que ocorreu no Salão dos Banquetes, estiveram presentes os diretores Luciana Antunes Marques, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Lídia Moschetti, Arlete Xavier, da EEEF Uruguai, Edson de Almeida Borba, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Santa Rosa, Vinicius Vilela, do Instituto Estadual de Educação (IEE) Professor Pedro Schneider, Maristela Brentano, da EEEM Fernando Ferrari, Leandro Azambuja Marcal, da Escola Estadual Especial (EEE) Recanto do Alegria, Mara Lúcia Pereira da Silva, da EEEF Henrique Farjat, João Maurício Farias, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Indígena Fag Nhin, Karine Kersting, da Escola Tecnica Estadual (ETE) Monteiro Lobato, e Karen Soares, da EEEM Senador Salgado Filho.
O Mapa Escolar, banco de dados on-line, foi utilizado durante o encontro para nortear a conversa entre o governador e os diretores. A ferramenta conta com informações e fotos das escolas representadas. As secretárias de Obras Públicas, Izabel Matte, de Comunicação, Tânia Moreira, e a secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, também participaram da reunião para agilizar a análise e o encaminhamentos das demandas.
O projeto favorece a troca de informações e a aproximação também entre os representantes das escolas, como observou o diretor João Maurício Farias. “Achei uma iniciativa fundamental para integrar mais as escolas, que são a ponta do processo educativo, e, ao mesmo tempo, dialogar com o governador. É uma oportunidade muito interessante, capaz de antecipar problemas e resolver alguns gargalos onde o Estado tem dificuldade”, avaliou.
A diretora Karen Soares considerou o encontro positivo e acolhedor. “Foi um momento em que pudemos colocar as demandas da escola em um espaço muito amplo de diálogo. Falamos sobre todas as frentes, desde questões pedagógicas até as de infraestrutura. Demonstra que esse governo se preocupa com as melhorias nas escolas, que estão sendo progressivas”, pontuou.
O governador destacou ainda a importância de sempre abrir as portas do Palácio para a sociedade. “Também é uma oportunidade para compartilhar a beleza e a história do Palácio Piratini com cada um de vocês. Afinal, é algo que precisa ser acessível também para quem faz o governo acontecer, que são os nossos servidores de todas as áreas”, comentou.
Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom