A Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (SMEC) de Três Passos implantou no mês de março de 2023, o projeto “Xadrez na Escola”. Inovador, a iniciativa visa estimular as crianças e jovens para a prática desta atividade.
O Xadrez é um jogo milenar, reconhecido no mundo todo como um esporte nobre, capaz de desenvolver habilidades intelectuais importantes para a formação de crianças e jovens, auxiliando no processo de aprendizagem, por estimular a memória, o raciocínio lógico, a concentração, tomada de decisões e pensamento estratégico. Habilidades que são consideradas necessárias em todos os componentes curriculares, especialmente a matemática.
O Projeto Xadrez na Escola é executado em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, entre elas, Cívico-Militar João Padilha do Nascimento, Coroinha Daronchi, 25 de Julho e Ildo Meneghetti.
As atividades são realizadas no período da tarde, uma vez por semana, de acordo com a realidade de cada escola, através de turmas mistas do 5º ao 7º ano, e outra do 8º aos 9º anos. Atualmente participam 86 alunos das 4 escolas, divididos em 6 turmas.
O Xadrez na Escola é coordenado pelo professor de Educação Física, José Carlos Bourscheidt, com três etapas:
- Dez aulas para aprendizagem do jogo, com regras e estratégias;
- Competições entre os grupos, já que o xadrez faz parte do calendário esportivo;
- Ênfase no uso de plataformas online, com jogos entre participantes de todo o mundo, a partir do seu nível de habilidades;
Conforme o secretário da SMEC, Osvaldir Urnau, o projeto é inovador e de extrema relevância. “Estimular a formação dos estudantes de forma criativa é válido, pois inúmeros são os benefícios, além do resgate de valores fundamentais em prol de uma sociedade justa, ativa e colaborativa”, concluiu.
Estão previstos torneios de xadrez a nível Estadual através dos JERGS – Jogos Estaduais do Rio Grande do Sul e JEM – Jogos Estudantis Municipais a serem realizados durante a Semana da Pátria.
O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, acredita que o projeto se torna inclusivo e integrador pelo fato de o xadrez proporcionar estreitamento de vínculos entre o grupo e familiar. “Os alunos ficam empolgados com a atividade, e levam pra casa o entusiasmo. Desta forma os familiares e amigos entram na brincadeira e se divertem com um jogo saudável. Muitos dos alunos relatam ganhar tabuleiros de presente, isso é muito legal”, encerrou.
Durante o desenvolvimento das etapas os alunos passam por uma avaliação individualizada, que objetiva identificar a evolução, dificuldades e o nível dos conhecimentos dos alunos.