30/05/2023 às 09h46min - Atualizada em 30/05/2023 às 09h46min

Encontro em Brasília reúne presidentes sul-americanos nesta terça-feira

Gaucha ZH
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe nesta terça-feira (30), a visita de 10 presidentes de países sul-americanos e um representante do governo peruano, no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). Iniciativa do líder brasileiro, o encontro busca reativar a cooperação entre os países da região. Entre as principais questões a serem discutidas estão a integração regional e assuntos comuns nas áreas de saúde, infraestrutura, energia, meio ambiente e combate ao crime organizado.
Os presidentes que participarão do encontro são Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela).
Devido à impossibilidade de comparecer, a atual presidente do Peru, Dina Boluarte, será representada pelo presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola.
Pela manhã, os convidados serão recebidos pelo presidente Lula no Palácio do Itamaraty e, em seguida, farão discursos de abertura. À tarde, está planejada uma conversa mais informal, em formato reduzido, onde cada presidente será acompanhado pelo seu respectivo chanceler e apenas um ou dois assessores.
À noite, haverá um jantar oferecido pelo presidente Lula e pela primeira-dama Janja da Silva, no Palácio da Alvorada, para os chefes de Estado e delegações presentes.
— A intenção é retomar o diálogo e a cooperação com os países sul-americanos, identificando interesses comuns. A região possui recursos naturais, água, minérios e áreas para produção de alimentos, que serão fundamentais para o futuro da humanidade. Uma agenda concreta de cooperação pode ser iniciada imediatamente — afirmou a embaixadora Gisela Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, durante uma apresentação sobre o encontro no Itamaraty.
Programação
Segundo a agenda oficial para o encontro, Lula chega à Sala Brasília do Itamaraty às 8h45min, seguido pelos presidentes sul-americanos às 9h. A partir das 10h, será realizada a fotografia oficial com todos os presentes. Logo em seguida, às 10h15min, é iniciada a abertura da Reunião de Presidentes dos países da América do Sul, marcada pelo discurso do chefe do Executivo brasileiro. A partir das 10h45min, a sessão de trabalho terá início.
A programação prosseguirá na parte da tarde com um almoço oferecido por Lula às 13h30min, na Sala Portinari. Às 15h, está agendado um diálogo entre os participantes, que ocorrerá na Sala Brasília.
O encerramento da Reunião de Presidentes sul-americanos está programado para as 18h, também na Sala Brasília, onde Lula fará considerações finais. Às 18h35min, os líderes partirão do Palácio Itamaraty. E, às 20h30min, Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, oferecerão um jantar aos presidentes dos países da América do Sul e seus cônjuges, na Sala de Banquetes do Palácio da Alvorada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp