A Receita Federal deposita na próxima quarta-feira, 31, o crédito referente ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Serão R$ 7,5 bilhões de contribuinte, estabelecendo um novo recorde em um lote de restituição para 4.129.925 declarantes.
No Rio Grande do Sul serão contemplados 263.495 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, num valor total do crédito de R$ 418.641.521,72. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
PRIORIDADE LEGAL
Neste primeiro lote vão receber os contribuintes com prioridade legal, aqueles idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois, as restituições vão ser pagas de acordo com as regras previstas pela Receita Federal.
Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix – desde que o mesmo seja o CPF – até 10 de maio também vai ter prioridade. Depois, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração. A consulta do Imposto de Renda é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina.