As três integrantes do CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos, premiadas no concurso que escolheu as novas prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho estudavam mais de 10 horas por dia. A rotina era para assimilar cultura e história do Rio Grande do Sul e poder participar do "vestibular" da tradição realizado no fim de semana, em Rio Grande. Era tanta dedicação, que a equipe tinha até um nome: "Time missioneiro", com direito a camiseta personalizada.
A conquista em dose tripla trouxe para a entidade as faixas de primeira prenda juvenil (Laura Schweigert Braseiro, 16 anos) e de primeira prenda mirim (Kelli Larrisa Pletsch, 12 anos), além do segundo lugar na categoria adulta para Cristina Kunzler Diemer, 22 anos.
As três desfilaram em carro de bombeiros, no domingo (21), durante comemoração na cidade da Região Norte.
O patrão do CTG e pai de Cristina, Giovani Diemer, diz que a dedicação das candidatas foi o combustível da vitória.
"Não adianta tu pôr teus filhos no melhor colégio que existe se eles não se dedicarem. Elas se doaram intensamente. A gente está muito feliz, é algo inédito", conta Diemer.
Além das intensas sessões de estudo para aperfeiçoar conceitos de cultura gaúcha e de história do Rio Grande do Sul, as prendas também receberam treinamento. Com suporte financeiros dos pais, o CTG contratou 'professores' como a declamadora Liliana Cardoso e o instrutor de danças Rinaldo Souto (na foto, com as prendas) para ensinar questões como danças tradicionais, postura de palco e expressão e oral, necessárias às provas práticas que fazem parte do concurso.
"Estava voltando pra Porto Alegre quando a Liliana me mandou o resultado. Precisei parar o carro para comemorar. Não lembro de ter sentido uma alegria tamanha em meus 37 anos participando de competições artísticas no tradicionalismo", conta Souto.
Ele e Liliana treinam as prendas do CTG desde 2018, quando começaram a participar dos concursos estaduais.
"Atingimos essa conquista a partir de longos meses de trabalho, foco e determinação. A simplicidade e o talento aliados aos ensinamentos técnicos, fizeram com que as prendas praticamente gabaritassem as provas artística e oral", comemora Liliana.
Confira todas as vendedoras:
3ª PRENDA MIRIM - NADINE MACHADO BARBOSA SÃO GABRIEL/18ªRT CTG CAIBOATÉ
2ª PRENDA MIRIM - GIOVANA ARRUDA RODRIGUES SANTA MARIA/13ªRT DTCE MARCAS DO PAMPA
1ª PRENDA MIRIM - KELLI LARISSA PLETSCH TRÊS PASSOS/20ªRT CTG MISSIONEIRO DOS PAMPAS
3ª PRENDA JUVENIL - EVA SOFIA DIAS DA SILVA SANTO ÂNGELO/3ªRT CTG VINTE DE SETEMBRO
2ª PRENDA JUVENIL - ISADORA BIESEK CASTELLANI BENTO GONÇALVES/11ªRT CTG HERDEIROS DA BOMBACHA
1ª PRENDA JUVENIL - LAURA SCHWEIGERT BRASEIRO TRÊS PASSOS/20ªRT CTG MISSIONEIRO DOS PAMPAS
3ª PRENDA ADULTA - TASSYA PEREIRA MARASCIULO RIO GRANDE/6ªRT CCN SENTINELA DO RIO GRANDE
2ª PRENDA ADULTA - CRISTINA KUNZLER DIEMER TRÊS PASSOS/20ªRT CTG MISSIONEIRO DOS PAMPAS
1ª PRENDA ADULTA - ANNA JÚLIA DOS SANTOS FRAGA PORTO ALEGRE/1ªRT "35" CTG