Mais de 25 mil docentes vão participar do concurso público para o magistério da rede estadual. A seleção abre 1,5 mil vagas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, distribuídas entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Rio Grande do Sul. As inscrições se encerraram na terça-feira passada. As provas devem ser aplicadas em 25 de junho.
De forma inédita, o concurso atende às exigências do Decreto Estadual 56.229/2021, garantindo reserva de vagas para indígenas, negros, transgêneros e pessoas com deficiência.
As orientações para o envio de laudo médico e documentos para pessoas com deficiência ou que tenham condição especial para realizar as provas podem ser acessadas no site www.institutoaocp.org.br.
A prova objetiva do concurso, realizada pelo Instituto AOCP, vai ter 60 questões sobre língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação da educação e conhecimento e habilitação do professor.
Depois dessa fase, que é eliminatória e classificatória, serão realizadas as provas de redação e de títulos, conforme descrito no edital. Também serão aplicados testes específicos para os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang.
O resultado final do concurso público vai ser homologado pela Secretaria da Educação (Seduc) e, depois, publicado no Diário Oficial do Estado e no site do Instituto AOCP, em cinco listas para cada região e área/habilitação em disputa, em ordem classificatória, com pontuação.