O valor de aposentadorias e benefícios previdenciários, que começará a ser pago em 25 de maio para cerca de 38 milhões de pessoas, já terá o reajuste do salário mínimo de R$ 1.320,00 divulgado na segunda-feira, 1º pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O salário mínimo é o piso das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além do benefício de prestação continuada, auxílio-doença e pensão por morte, com pagamentos de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social) de cada segurado.
O reajuste do mínimo altera o pagamento apenas de quem recebe o piso e aqueles que recebem acima do piso têm os benefícios reajustados anualmente de acordo com o INPC, e nada muda para este grupo. O aumento terá impacto positivo para mais de 24 milhões de segurados do INSS que recebem um salário mínimo mensal.
O INSS anunciou no final do ano passado o calendário de pagamentos do 13º salário de aposentados e pensionistas para o ano de 2023. Com cerca de 38 milhões de segurados, o benefício será pago em duas parcelas previstas para cair na folha de pagamento de agosto e novembro.