27/03/2023 às 09h45min - Atualizada em 27/03/2023 às 09h45min

DetranRS zera fila para exames práticos no Estado

PORTAL RS

O DetranRS zerou a fila de espera para exames práticos, após implementar uma série de medidas administrativas ao longo do último ano. O acúmulo foi gerado devido aos dias sem provas e exames durante a pandemia e ao cumprimento de protocolos sanitários. Com um novo sistema de gestão, houve realização de horas extras, regionalização do atendimento, otimização do tempo de prova, mudanças na remuneração, contratações emergenciais e parceria com examinadores da Brigada Militar. Essas medidas permitiram ao DetranRS vencer o passivo de exames gerados pela pandemia e seus reflexos.

"Em função do represamento de exames provocado pela pandemia, instituímos uma força-tarefa e zeramos o passivo gerado. Ao normalizar o fluxo de atendimento, qualificamos também a prestação do serviço na ponta", destaca o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

Entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, o DetranRS ofertou 370 mil vagas e 288 mil candidatos se inscreveram, resultando em uma sobra de 82 mil vagas, o que indica que o passivo da pandemia foi vencido.

“Além dos 85 dias sem provas em 2020, os protocolos sanitários contra a covid-19 e as posteriores prorrogações de prazos provocaram um acúmulo de candidatos aptos a fazer prova que precisou ser enfrentando com criatividade pela autarquia”, explica o diretor técnico Fábio Santos. Em 2022, o DetranRS ampliou a capacidade de atendimento em cerca de 20%, em comparação com 2019, ano anterior à pandemia, quando não havia espera por vaga para provas em nenhuma categoria de habilitação e em nenhuma região do Estado.

Com as medidas adotadas, o DetranRS aumentou significativamente a oferta de exames, principalmente para as categorias A e B. O número de vagas oferecido em 2022 foi 40% superior ao ano anterior. Foram mais de 700 mil vagas para provas de moto, carro e veículos pesados. O total é superior às 498 mil oferecidas em 2021 e às 359 mil em 2020, ano mais crítico da pandemia.

Um monitoramento dos últimos seis meses realizado pela autarquia apontou um aproveitamento médio de 77% das vagas oferecidas. A conclusão do estudo é que, embora o número de candidatos aptos a realizar a última etapa da habilitação chegue a 121 mil, não há espera por vagas em nenhuma região do Estado. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp