15/02/2023 às 13h13min - Atualizada em 15/02/2023 às 13h13min

Administração de Três Passos inaugura a EMEI Marlene Leonhardt

Mais uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) foi inaugurada pela Secretaria de Educação, Desporto e Cultura (SMEC). Na noite de terça-feira (14/02), a comunidade se fez presente para acompanhar o ato inaugural da EMEI Marlene Leonhardt, no bairro Santa Inês. Totalmente novo, o espaço pretende atender entre 80 a 100 crianças da fase pré-escola.

O investimento no educandário perfaz R$ 1.719.227,53 apenas com a obra estrutural. A compra dos equipamentos que envolvem a estrutura didática da EMEI, ultrapassa R$ 400 mil.

Conforme o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, esta trata a educação como um investimento. “O nosso futuro depende disso. As nossas crianças merecem um espaço de qualidade, não menos o profissional da educação e os moradores desse grande bairro que há tanto tempo solicita essa obra”, concluiu.

Situada na Avenida Perimetral, nº 1480 (próximo à Rua Ipiranga), obra possui 736m² e conta com sala para jardim, berçário I, berçário II, solário coberto, saguão fechado, almoxarifado, banheiros, sala de atividades, refeitório, cozinha, vestiário, secretaria, despensa, área de serviço e hall de entrada.

O secretário da SMEC, Osvaldir Urnau, acredita que a união entre as secretarias de governo faz total diferença na construção de grandes projetos. “Agradeço aqui ao prefeito Arlei e vice-prefeito Ipê, e a cada colega servidor que acreditou nesse projeto. Um lugar lindo, moderno e que a comunidade vai usufruir”, comentou.

Já o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Diego Maciel – o qual fez a indicação da homenageada – comparou a docente com a frase de Bertolt Brecht. “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis. Que sejamos como ela, imprescindíveis”, encerrou.

O ato inaugural da EMEI Marlene Leonhardt contou com a presença do Poder Executivo e Legislativo, secretários da gestão, de lideranças políticas e da comunidade, familiares e amigos da homenageada, UERGS, Centro Cultural 25 de Julho, Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto de Educação Érico Veríssimo, Setor Cultural, CRAS, dos pais, profissionais da educação e das secretarias envolvidas com a execução do projeto.

QUEM FOI A PROFESSORA MARLENE?

Natural de Três Passos, é filha de Renato e de Semilda Leonhardt. Nasceu em 1965, passou sua infância em Linha Cascatinha, vida estudantil em Alto Molina na Escola Municipal Tuiuti, posteriormente no Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo e Colégio Ipiranga.

De família humilde, ficou afastada dos estudos até 1989, quando foi aprovada em Filosofia pela UFPL (Universidade Federal de Pelotas). Retornou para Três Passos em 1997, onde iniciou suas atividades como professora no Érico Veríssimo, e deu aulas no curso de magistério de férias na Fundep.

Foi sócia fundadora e vice-presidente da mantenedora do Instituto de Educação Espírito Santo. Assim como, sócia fundadora da cooperativa Três Passos, mantenedora da Coped.

Em 1999 ingressou no Espírito Santo, como docente de Filosofia, fundamentos pedagógicos e supervisora de estágio. Ao mesmo tempo no Érico Veríssimo, até 2006. Suas características marcantes eram o dinamismo, criatividade, alegria, cativante e o amor pela docência.

Em 2007 prestou concurso público e foi chamada para assumir seu cargo no Paraná, no início do ano letivo de 2008. Retornou a Três Passos no final de 2008, e iniciou suas atividades na forma de contrato emergencial na Escola Estadual Olavo Bilac em Esperança do Sul, onde manteve seu vínculo ativo até a data do seu óbito.

A professora Marlene sempre teve muito envolvimento com projetos sociais, como casas de passagem e lar de idosos, em razão disso, fez também uma segunda graduação de assistência social, o qual concluiu em 2019.

Marlene era solteira e não tinha filhos. Sempre sonhou com um mundo melhor, com menos desigualdades sociais. A Rede Municipal de Ensino de Três Passos foi presenteada com seus ensinamentos.  

 
 
 Prefeitura de Três Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp