Nestes últimos quatro 4 anos (2013, 2014, 2015 e 2016) a Consulta Popular possibilitou a vinda de recursos para o município no valor de R$439.126,85 para demandas como: aquisição de lixeiras, construção de abrigo de resíduos para o hospital, equipamentos para UBS, escolas estaduais, UERGS e Agricultura, aquisição de viatura para Brigada Militar e redes de água para o interior.
Nesse sentido, é muito importante a participação da população ´para que mais recursos venham para atender demandas do Município. A participação acontece através da votação pela internet (SITE: vota.rs.gov.br), da votação pelas urnas fixas (Prefeitura, CRAS e SINE) e urnas itinerantes (comércio, bairros e interior).
Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, os quais devem apresentar o Título de Eleitor. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. Os projetos que obtiverem mais votos farão parte do orçamento do Estado, por isso o envolvimento é importante.