08/12/2022 às 10h52min - Atualizada em 08/12/2022 às 10h52min

Rádio Criança - Gonçalves Dias

Gonçalves Dias

PRÉ II DA EMEF GONÇALVES DIAS TRABALHA SOBRE OS DINOSSAUROS
O Pré II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gonçalves Dias, vem trabalhando com os livros do "Aprende Brasil", do grupo G5. Através destes, a professora Josiane Fuchs abordou sobre o tema: Exploradores Fantásticos – Os Dinossauros. As crianças adoram, pois nessa faixa etária demonstram interesse por esses animais pré-históricos, conhecendo mais sobre eles que viveram no nosso planeta a milhões de anos.
Aprendemos muito sobre os dinos e suas diferenças entre os carnívoros, os herbívoros e os onívoros. Viram também que a forma de colocar seus ovos e os ninhos mudavam conforme as características de cada espécie. Alguns eram cavados no chão, outros eram feitos de barro, areia ou folhas de árvores.
A turma realizou uma pesquisa sobre os animais que nascem de ovos, e posteriormente foi confeccionado o ovo de Dinossauro. Para tornar as aulas ainda mais prazerosas e divertidas, a professora produziu com os alunos os “biscoitossauros” de dino, os quais foram devorados. O Pré II adorou conhecer e aprender sobre os dinos. Fizemos nossos biscoitossauros com ajuda da nossa coordenadora Mara Lia, que nos ensinou a fazer, colocamos os ingredientes para fazer a massa dos biscoitos, depois escolhemos a forminha que queríamos para fazer nosso biscoitossauro, tínhamos várias forminhas de dinossauros.  Depois de assados os biscoitossauros, passamos merengue nas bolachas e enfeitamos com granulado colorido. Ficou uma delícia, levamos um pacotinho cheio de bolachas para comer em nossas casas.

Clique AQUI para ouvir o áudio.

Clique AQUI para ver o vídeo.


Um pouco da história...
 
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias está localizada na Rua José Alfredo Schardong, número 140, Bairro Pindorama, no município de Três Passos.
  A Escola foi criada em 03 de dezembro de 1980, através do decreto nº 29.919, funcionando inicialmente de 1ª a 4ª série, na Igreja São Miguel da localidade e como Anexa da E.E. de 1º Grau Águia de Haia.
Sua autorização de funcionamento foi publicada no Diário Oficial do dia 07 de janeiro de 1983, embora já desempenhasse suas funções desde 1980, com o nome de Escola Estadual de 1º Grau Vila Pindorama. Em dezembro de 1983 foi escolhido o nome de Gonçalves Dias, homenageando o poeta brasileiro, que em sua obra retrata as belezas do nosso país e o seu amor pela terra das palmeiras. E não é por acaso que a escola mantém lindas palmeiras em frente à fachada e novas árvores da espécie vão sendo plantadas e cultivadas no pátio
Nesse mesmo ano começou suas atividades no local onde se encontra hoje, atendendo de 1ª a 6ª série, implantando gradativamente a 7ª e 8ª série, sendo que em 1986 a primeira turma concluiu a 8ª série na Escola.
        Em 1991 a escola passa a atender a Educação Infantil, sendo legalizada através do parecer nº 539/99 do CEED que autoriza seu funcionamento a partir do dia 21 de julho de 1999. Em 21 de dezembro de 2000, através da Resolução nº 253/00 foi alterada sua denominação para Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias.
 A Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias foi transferida para o município de Três Passos conforme Portaria de Alteração de Mantença nº 332/2021, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul em 16 de dezembro de 2021. Conforme essa Portaria a Escola tem a sua mantença assumida pelo município de Três Passos, ficando denominada como Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias.
Atualmente, a Escola atende em torno de 200 alunos, da Educação Infantil ao 9º Ano. O quadro de recursos humanos é composto por 14 professores e 6 funcionários. A equipe diretiva é formada pela Diretora Rosenei Avila Carvalho e pela coordenadora pedagógica Mara Lia Weirich.
      A EMEF Gonçalves Dias guarda uma história de lutas e trabalha com o objetivo de “construir um espaço educativo que promova integralmente todos os envolvidos na construção do conhecimento, buscando o desenvolvimento da cidadania, da autonomia, da criticidade, da criatividade da ação pedagógica, viabiliza o desenvolvimento e a formação humana, articulada com outras organizações da comunidade e contribui para a construção de uma sociedade com justiça social, igualdade e democracia”.
       A Escola dispõe de um amplo espaço físico, instalações adequadas, equipamentos tecnológicos, o acervo da biblioteca é rico e variado com livros, materiais pedagógicos, jogos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp