Educação Infantil em foco Os alunos do Pré I e do Pré II da Escola Municipal de Ensino fundamental José de Anchieta de Bela Vista estão vislumbrando e desenvolvendo várias temáticas integradoras de acordo com o tema gerador, “O nosso bem-estar e o bem-estar da natureza, estão conectados”. Este tema vem de encontro ao projeto Ipê Amarelo onde as crianças estão sendo oportunizadas a vários conhecimentos sobre plantas e cuidados que devemos ter para cultivá-las. O contato com a natureza exuberante do bosque e a horta da escola leva a criança a ser protagonista de sua própria história, cada criança vê, sente e vivência despertando assim o cuidado e a compreensão possibilitando inúmeras aprendizagens, diz a professora Margarete Radtke que trabalha com o Pré ll. O material da Aprende Brasil utilizado nas aulas envolve a criança, desperta a curiosidade, traz experimentos e atividades onde os alunos e suas famílias participam. Apresenta uma linguagem simples que trata de vários temas que fazem parte ou já fizeram em vidas passadas como os Dinossauros. Fizemos muitas experimentações, ovos de dinossauros, saladas e outras atividades que encantam e fazem a magia na criança. Além de explorar a culturas locais as aulas são ilustrativas com imagens de aves que são parte da cadeia alimentar local, como o Curió e o Bentevi, assim a criança possui várias possibilidades na prática e teoria. A professora Jussara Martins, do Pré I, salienta a importância e o prazer de ter os alunos como protagonistas em suas atividades , sendo que O projeto Ipê Amarelo- O Florescer na Educação Infantil, despertou o envolvimento na música – paródia Ipê amarelinho; a confecção de instrumentos musicais, tambor ,baquetas;, valorizando a cultura local bem como a cultura de outras nações apresentadas no material Aprende Brasil. Outra atividade que envolveu a comunidade escolar foi a realização da capsula do tempo, na qual está o registro do plantio da muda de árvore do Ipê Amarelo no pátio da escola, registrando o nome dos envolvidos e idade ( Pré I e Pré II), sendo definido que em 2032, após dez anos , a capsula será aberta para compartilhar o projeto, sendo que os alunos do Pré I estarão no 8º ano e os alunos do Pré II estarão no 9º ano, enfatizando que ao lançar à terra uma “ semente”, teremos a possibilidade de colhermos frutos ,o que não difere do conhecimento, do resgate de valores, do ser no processo educacional. Cada tema busca levar o conhecimento às crianças que vislumbram com as belezas da natureza do entorno e desenvolvendo a autonomia, participando da história e construindo sua formação integral. Várias outras atividades foram realizadas, concomitantes aos demais projetos da escola, mediados pela participação de toda a comunidade escolar, enfatizando a mediação alunos, professores, direção e demais agentes da escola.