25/11/2022 às 19h23min - Atualizada em 25/11/2022 às 19h23min

MEC define prazos de inscrição do Sisu, Prouni e Fies para o primeiro semestre de 2023

Calendários foram anunciados dois dias após a divulgação dos gabaritos das provas do Enem

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os prazos de inscrição para os primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram anunciados, nesta sexta-feira, pelo Ministério da Educação (MEC). Os calendários saem dois dias após a divulgação dos gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu nos dias 13 e 20 de novembro. Os resultados finais, que interferem indiretamente na participação em todos os processos seletivos, serão divulgados em fevereiro.

Mesmo sem saber as notas oficiais, os estudantes que realizaram o Enem já podem se planejar para concorrer às vagas de ensino superior, e em alguns casos, até mesmo escolher o melhor desempenho. No Sisu, programa que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular próprio da instituição, a classificação é realizada com base na nota obtida no exame de 2022. Já para o Prouni, programa que promove o acesso às universidades particulares brasileiras a estudantes de baixa renda que tenham cursado o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral em escola particular, serão válidas notas de 2021 e 2022. Para o Fies, que é destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas, quem participou de uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, pode se inscrever.

Os editais das três seletivas serão publicados em janeiro. Os documentos detalharão os cronogramas completos e as regras de cada processo seletivo. Em datas mais próximas da abertura das inscrições, o MEC divulga a quantidade de vagas em cada um deles. As inscrições para os processos são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/).

Sisu

No dia 28 de fevereiro, serão abertas as inscrições do Sisu, que poderão ser realizadas até o dia 3 de março. No dia 7 de março, o resultado pode ser conferido na página do Sisu.

Prouni

Para o Prouni, o período de inscrição vai de 7 a 10 de março. O resultado da primeira chamada sai no dia 14 e o da segunda chamada, no dia 28 de março.

Fies

De 14 a 17 de março fica aberto o prazo de inscrição para o Fies. O resultado da chamada única vai ser divulgado em 21 de março.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp