21/11/2022 às 10h39min - Atualizada em 21/11/2022 às 10h39min

Seduc realiza Seminário Nacional das Escolas Criativas na terça (22) e quarta (23)

https://www.estado.rs.gov.br
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realiza, dias 22 e 23 de novembro, o Seminário Nacional das Escolas Criativas, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre (IFRS/POA). Sempre das 9h às 17h, o evento contará com painelistas nacionais e internacionais e abordará as potencialidades da aprendizagem criativa na educação, além de boas práticas realizadas na rede, por meio do programa Escolas Criativas. Juntamente, ocorre o Festival de Invenção e Criatividade (FIC). Serão exibidos mais de 30 projetos da rede estadual de ensino no festival organizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Estarão presentes mais de 300 educadores e autoridades como a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; o idealizador da abordagem pedagógica Aprendizagem Criativa, professor e pesquisador, Mitchel Resnick; o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diretor executivo da RBAC, Leo Burb; o secretário estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin; e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck.

Programação
Na terça-feira (22/11), às 9h, Mitchel Resnick, doutor do grupo Lifelong Kindergarten do Laboratório de Mídia do MIT e responsável pela criação da abordagem pedagógica Aprendizagem Criativa, e Leo Burd, diretor do Lemann Creative Learning Program no Laboratório de Mídia do MIT, realizarão uma palestra na abertura do evento. Após, haverá o primeiro painel do dia, com a secretária Raquel Teixeira; a secretária da Educação de São Bernardo do Campo, Silvia de Araújo Donnini; e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin. O tema abordado durante o encontro, das 10h30 às 11h30, será a "Inovação e Aprendizagem Criativa".
No período da tarde, o Jaderson Costa, neurologista, diretor do Instituto do Cérebro e pesquisador do uso de células-tronco em doenças neurológicas, tratará da temática "Neurociência e aprendizagem", das 13h30 às 14h30, no segundo painel do seminário. No segundo dia de encontro, Letícia Azambuja, pesquisadora com foco no repensar do ensino e suas tecnologias, estará presente no painel 3, com o tema “Professores reinventados ou professores que não se cansam de aprender? Potencialidades da Aprendizagem Criativa”, das 9h às 10h.
Entre 9h e 10h, Natália Lamaison Borges, diretora pedagógica adjunta da Seduc; Madga Motta, diretora do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) da Seduc; e Suziane Toffoli, professora e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Gravataí; participam do Painel 4 “Expedição Criativa ao MIT – O que trouxemos nas bagagens?”. Na manhã de quarta-feira (23), José Filipe de Quadros Nunes, diretor-geral da Ulbra/Campus Guaíba; e Maria Adelina Raupp Sganzerla, coordenadora dos cursos de Computação presenciais e EAD da Ulbra, estarão presentes no painel 6, intitulado “Ensinando de forma criativa e significativa – um caminho para a inclusão”, das 10h às 11h.
André Peres, coordenador do Fab Lab POALAB e articulador do Núcleo da Região Metropolitana de Porto Alegre da RBAC; Fabiana Lorenzi, articuladora nacional da RBAC; Carol Rodeghiero, coordenadora pedagógica da RBAC no Brasil e integrante do grupo Lifelong Kindergarten no MIT; e Verônica Gomes dos Santos, que integra a equipe do Hackeduca; participam do Núcleo Regional de Aprendizagem Criativa do RBAC e farão parte do painel 6, que aborda o papel da RBAC Nacional e a difusão da Aprendizagem Criativa, às 10h.
 
Sobre o programa Escolas Criativas

O programa tem abrangência nacional e atende mais de 15 redes de ensino do Brasil, com o objetivo de tornar a Educação mais criativa. A proposta é fundamentada na abordagem chamada Aprendizagem Criativa, idealizada por Mitchel Resnick do MIT Media Lab. Baseia-se principalmente no construcionismo de Seymour Papert, também do MIT, que se inspirou nas ideias de Piaget, Paulo Freire, Montessori e outros pensadores em Educação.
No Rio Grande do Sul, o programa teve seu início com a participação de 10 escolas em 2021. Atualmente, está no terceiro ciclo, abrangendo 70 Escolas e impactando mais de 25 mil estudantes nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)
 
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp