20/09/2022 às 19h38min - Atualizada em 20/09/2022 às 19h38min

Primavera começa quinta-feira com tendência de chuva abaixo da média na região

A primavera vai começar quinta-feira, 22, as 22 horas e 04 minutos, com término dia 21 de dezembro. A meteorologista, Camila Cardoso, ressalta que o fenômeno climático La Niña vai persistir ao longo da próxima estação, por isso, a tendência de chuvas abaixo da média para a região.

As precipitações climáticas serão intercaladas com períodos de tempo seco. As temperaturas deverão ficar abaixo da média, principalmente durante as tardes, por isso, não existe muita perspectiva de geadas daqui para frente. A exceção se refere para sexta-feira desta semana, quando poderá gear no Rio Grande do Sul, porém para região essa previsão é de fraca intensidade.

Como é habitual na primavera, Camila Cardoso alerta para o perigo de temporais na região, especialmente neste mês e em outubro. No período próximo do verão, as temperaturas começarão a se elevar mais.

Quanto à previsão mais prolongada, a meteorologista observa que qualquer projeção fica mais difícil, no entanto, a perspectiva aponta entre 60 e 70% de chance de que o La Niña siga entre dezembro, janeiro e fevereiro. Porém, não é possível afirmar se a região poderá registrar nova estiagem no próximo verão e qual a intensidade. Isso deixa os agricultores em alerta, pois na última safra de soja e milho houve grandes perdas devido à seca.

Camila Cardoso explica que muitas vezes há chuvas abaixo da média, com muitos dias sem precipitação climática, e em outras ocasiões as chuvas também não atingem o esperado, mas são em espaços mais curtos, o que deixa o solo com mais umidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp