15/09/2022 às 08h36min - Atualizada em 15/09/2022 às 08h36min

Operação conjunta transfere 13 líderes de facções criminosas no RS para presídios federais

Operação Império da Lei IV. Foto: Divulgação SSP-RS

Em ação integrada entre as forças de segurança estadual e federal, 13 detentos, que são suspeitos de liderar facções criminosas no Rio Grande do Sul foram transferidos e provocar onda de violência em Porto Alegre, foram transferidos na manhã desta quinta-feira (15) para presídios federais. Com a participação de cerca de 300 agentes em 30 viaturas, a operação também contou com a atuação de 12 instituições estaduais e federais.

A ação começou na madrugada, por volta das 4h, quando os detentos, que estavam na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) e na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), passaram por uma revista e realizaram teste de Covid-19, sendo que todos negativaram. Por volta das 6h, as viaturas da Divisão de Segurança e Escolta e do Grupo de Ações Especiais da Susepe, do Comando de Policiamento de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da BM, da PRF, da Polícia Civil e do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal partiram do complexo em Charqueadas para o Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre.

Em um comboio único, os 30 veículos percorreram o trajeto de 55 quilômetros até o Batalhão de Aviação da BM, ao lado do Salgado Filho, onde realizaram exames de corpo de delito pelo IGP para serem entregues aos agentes do Depen e embarcarem no avião da PF.  A operação vem sendo organizada pelas equipes da SJSPS e da SSP desde o início deste ano.

É a primeira operação que os agentes penitenciários utilizaram câmeras corporais, entregues pelo Governo do Estado à Susepe no final de agosto. Os equipamentos possibilitam o armazenamento de imagens e dados em servidores remotos, com transmissão de vídeo ao vivo para uma central de monitoramento e localização via GPS.

A operação Império da Lei IV foi deflagrada pelas Secretarias de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Segurança Pública (SSP). Pelo RS, além da SJSPS e da SSP, atuaram Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Ministério Público e Poder Judiciário. Pela União, além do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), somaram-se esforços da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A empresa Fraport também colaborou com a logística de deslocamento da aeronave.

A ação dá continuidade às três etapas anteriores da Operação Império da Lei, que, em julho de 2021, março de 2020 e novembro de 2020, enviaram 34 líderes de grupos criminosos para estabelecimentos do Sistema Penitenciário Federal (SPF). Somadas as quatro etapas da operação, já são 47 presos transferidos para unidades prisionais federais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp