Mais um sonho da gestão Arlei e Ipê está em desenvolvimento. Após grandes conquistas nos primeiros 18 meses de governo, como os projetos aprovados do Programa Avançar, a hemodiálise e o bloco cirúrgico para o Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP), o aeroporto está em pauta para realização.
O Município de Três Passos está fazendo o recadastramento e a nova adequação do aeroporto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Aeronáutica, para retornarmos a ter aviação e reutilizar o aeroporto que está fechado há muitos anos.
O estágio é inicial, no entanto, a ANAC já deu sinal positivo para que os trâmites prossigam e utilizem a estrutura existente. Hoje, Três Passos possui um Código de Identificação do Aeródromo (CIAD), o qual se trata de um identificador único de aeródromos definido pela ANAC, e utilizado pelo Comando da Aeronáutica como referência nos processos de sua competência.
Conforme o prefeito Arlei, a Administração Municipal passo a passo vai desenvolvendo este grande projeto que visa o desenvolvimento não só do Município, mas de toda a Região Celeiro. “A existência do aeroporto passará a dar mais uma opção logística para as empresas e população de toda a microrregião”, concluiu
Agora, o próximo passo é apresentar toda a documentação para a Aeronáutica, e como é um aeroporto em “zona de fronteira”, os trâmites são mais complexos em virtude da necessidade de ser aprovado por mais órgãos.
O aeroporto de Três Passos já estava cadastrado como aeródromo através de portaria, porém foi excluído em 2013, a pedido da administração municipal da época, que tinha entendimento diferente. A área possui todas as condições para receber um aeródromo, com uma pista de 1.300m de terra, que pode chegar a 1.500m.