22/02/2022 às 14h59min - Atualizada em 22/02/2022 às 14h59min

Projeto Leiture-se busca recuperar perdas causadas pela pandemia através do estímulo à leitura de livros literários

Iniciativa inédita vai beneficiar cerca de 3.100 alunos do Berçário ao 9º Ano

A Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou no dia 18 de fevereiro, a entrega de kits literários do Projeto Leiture-se, para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino.

As primeiras entregas dos kits foram realizadas pelo prefeito Arlei Tomazoni; vice-prefeito, Rodrigo Ipê; secretário Municipal de Educação, Luis Gustavo Graffitti; e pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental -  Anos Iniciais, Rosana Scherer; e gestores das escolas.

Neste primeiro momento, os alunos do 1º ao 9º ano das escolas urbanas receberam os kits, no entanto, durante esta semana, os mesmos estarão sendo entregues para as escolas do campo e, posteriormente, será a vez da Educação Infantil.

A implantação deste projeto tem o objetivo de contribuir para a formação de crianças e jovens leitores, favorecendo significativamente no processo de ensino e aprendizagem. A SMEC considera este, um importante instrumento para a recuperação de perdas ou da não consolidação de aprendizagens em virtude da pandemia, uma vez que propõem o estímulo da leitura e também da escrita de forma prazerosa.

A coordenadora Pedagógica enfatiza que o “Leiture-se” proporciona condições reais de interação com livros literários de diversos autores e para que todas as crianças e adolescentes possam descobrir e intensificar o prazer e a emoção que a leitura pode proporcionar, bem como a satisfação de uma escrita capaz de informar, comunicar, entreter, registrar, historiar sentimentos e ações vividas.

Desta forma, durante o desenvolvimento do Projeto, a SMEC juntamente com as escolas municipais, promoverá momentos onde os alunos terão contato com escritores locais e regionais.

Ainda, dentre as ações, será realizado em todas as escolas momentos diários de leitura, e ao final, como culminância do projeto, será feita a publicação de um livro com a escrita de todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, cujo título será: “A vida e o invisível: memórias de um tempo de pandemia”, anuncia Rosana, que foi uma das idealizadoras do projeto.

Na avaliação do prefeito, Arlei Tomazoni, esta iniciativa além de estimular o gosto pela leitura, vai instigar o surgimento de futuros escritores. “Este é um projeto importante, desenvolvido nas nossas escolas, que vai render excelentes resultados no processo de ensino-aprendizagem”, pontuou.

Inédito no município, o Projeto Leiture-se teve um investimento de R$ 638 mil de recursos economizados pela atual gestão, que possibilitou a aquisição de mais de 18 mil livros, contemplando aproximadamente 3.100 da Rede Municipal de Ensino, desde o Berçário ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

 
 
Prefeitura de Três Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp