10/02/2022 às 17h16min - Atualizada em 10/02/2022 às 17h16min

Pesquisa revela que 65% das pequenas empresas gaúchas estão otimistas com 2022

Estudo do Sebrae RS aponta que 65% das pequenas empresas do estado acreditam na melhora das atividades em 2022, e 53% no avanço da economia do Estado. Além disso, o estudo revela que 43% pretendem expandir o negócio e 38% devem mantê-lo. Os dados são da 19ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios realizada entre o final de dezembro e o mês de janeiro.

Entre os entrevistados, a perspectiva favorável para os negócios traz consigo o aumento do faturamento para 80% dos entrevistados. Desses, mais da metade (58%) acreditam que o aumento será de até 30%. Para o equilíbrio das finanças empresariais, a pesquisa aponta que 38% das empresas pretendem buscar recursos financeiros em 2022.

Destes, 58% têm como finalidade a obtenção de capital de giro, e, 37% a aquisição de máquinas e equipamentos. Outros 25% querem investir em inovação e 10% em energias renováveis como uma alternativa para a redução dos custos fixos de produção, em especial nos setores de agronegócio e indústria. A tendência é ligeiramente maior que os dados de 2021, quando uma em cada três empresas buscou crédito, sendo 63% com a finalidade de pagar contas ou dívidas. O valor médio obtido foi de R$ 93,6 mil.

EMPREGOS

Em relação à ocupação de trabalhadores, o aumento de pessoal é planejado para 39% das empresas, 4 pontos percentuais a mais em relação aos negócios que pretendem manter o atual quadro funcional (35%). Apenas 3% dos respondentes informam a intenção de reduzir o número de colaboradores.

O estudo do Sebrae RS confirmou ainda que a remodelagem dos negócios figurou como um dos principais ensinamentos de 2021. Nada menos que 51% dos entrevistados mudaram suas atividades no ano passado, sendo as quatro principais novas estratégias adotadas a utilização de ferramentas digitais para vendas e relacionamento com os clientes (58%), adoção do trabalho remoto (32%), readequação de estrutura física (32%), e mudança de produto/serviço (22%).


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