04/02/2022 às 18h39min - Atualizada em 04/02/2022 às 18h39min

Governo lança nova linha de crédito para caminhoneiros, via Caixa Federal

Foto: Alina Souza / CP Memória

Em evento realizado no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, o governo federal lançou, nesta sexta-feira, uma nova linha de crédito destinada a caminhoneiros autônomos do país. O evento contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do banco, Pedro Guimarães. A medida, segundo a Caixa Econômica Federal, deve beneficiar 1,5 milhão de trabalhadores.

O crédito era uma demanda antiga da categoria e, para o ministro da Infraestrutura, é sinônimo de “liberdade, desburocratização e uma ferramenta de combate à sonegação”. “[A concessão do benefício] É libertar o caminhoneiro da carta-frete, das operações de crédito casadas que tanto subtraem da sua renda. Olha quanta renda ficará no bolso desse profissional, que agora terá a oportunidade de, por meio da sua conta digital, ter acesso ao capital de giro…”, afirmou o ministro, ao discursar no evento.

Com o novo serviço, empresas que contratem frete a prazo poderão solicitar à Caixa que antecipe o pagamento diretamente para o transportador autônomo, que recebe o valor à vista por meio de crédito em conta da Caixa, Poupança Digital, ou no aplicativo Caixa Tem.

As empresas poderão antecipar os fretes que tiverem registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), documento utilizado pelas empresas do segmento, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte. Fato que, como destaca o ministro da Infraestrutura, vai ser uma ferramenta importante para lutar contra a sonegação.

De acordo com a Caixa, o serviço deve estar disponível, a partir de 24 de janeiro, com taxa de juros a partir de 1,99% ao mês. A amortização do empréstimo é feita em parcela única, com vencimento na mesma data estipulada pelo transportador, no MDF-e, para o pagamento do frete.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp