14/01/2022 às 15h27min - Atualizada em 14/01/2022 às 15h27min

Verão entra em fase úmida com fortes temporais e calor intenso no Rio Grande do Sul

Nos próximos dias, Sul do Brasil pode enfrentar temperaturas muito altas e tempestades

O verão entra em fase úmida nos próximos dias, com fortes temporais e sensação opressiva de calor no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, já se espera alguma ocorrência de temporais isolados, a partir desta sexta, no Sul do Brasil, especialmente no Leste de Santa Catarina e no Paraná, mas o risco maior ocorre nas tardes de sábado e domingo na parte Leste da região Sul, em especial. Além disso, há a chance de madrugadas de temperaturas mais altas que a média.

Conforme a MetSul, a onda de calor que atinge o Estado, com ar quente e umidade, é um combustível para temporais, com a possibilidade para tempestades muito fortes e até em alguns casos destrutivas, especialmente em dias de calor extremo.

De acordo com a MetSul, um exemplo clássico desse tipo de caso ocorreu em janeiro de 2016, em Porto Alegre. No entanto, não se pode afirmar que a cidade vai passar por uma situação igual. Diferentes pontos do Sul do Brasil podem ter tempestades severas, com danos por vento e granizo.

Possibilidade de vendavais até o começo da semana
A MetSul adverte que os três estados do Sul podem passar por vendavais localizados, com casos extremos ou mesmo tornados que podem trazer ventos acima de 100 km/h. Outro risco é a possibilidade de chuva com volumes excepcionalmente altos (50 mm a 100 mm) em poucos minutos (30 minutos a uma hora).

De acordo com projeção da MetSul, o risco é maior para áreas mais a Leste de Santa Catarina e do Paraná, e parte de São Paulo. Apesar disso, episódios de chuva extrema localizada podem atingir o Estado gaúcho até o começo da semana.

Calor intenso
Se o calor intenso, registrado nesses últimos dias no Estado, já trazia desconforto, na próxima semana, o cenário piora. De acordo com a MetSul, várias cidades podem ter índices de calor acima de 45°C e em alguns casos superiores a 50°C. Isso se dá por conta do aumento da umidade, que eleva a sensação térmica.

O calor também afeta as noites gaúchas, que vinham sendo agradáveis até então. Conforme a MetSul, a partir desta sexta-feira, a noite vai ser muito quente no Sul e no Oeste do Estado, podendo chegar de 30°C a 33°C às 21h em Uruguaiana, Quaraí e outras cidades gaúchas. Uruguaiana pode amanhecer com temperatura mínima de 30°C neste sábado, projeta a MetSul.

FONTE MetSul Meteorologia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp