Um ano marcado por incertezas, o setor automotivo teve um momento atípico com a falta de veículos para atender a alta procura. A indústria acompanhou as dificuldades da economia brasileira, a desvalorização do real, o crescimento da inflação, o aumento dos juros e os reflexos da pandemia do coronavirus, agravados pela falta de componentes. As linhas de montagem trabalharam parcialmente e até pararam como ocorreu com o complexo da General Motores em Gravataí (RS) que ficou cinco meses fechado. A Fiat liderou as vendas e a picape Fiat Strada foi o carro mais vendido no país em 2021. A ressaca das festas de Ano Novo e Carnaval recrudesceu a pandemia do coronavírus em março, com a média superior a três mil mortes por dia. Colapsou o setor de saúde e bateu forte na economia com as medidas como distanciamento a limitação dos atividades. Também provocou a falta de componentes, principalmente eletrônicos, e 18 montadoras fecharam o mês paradas e com dificuldades de atender o mercado.
Marcas mais vendidas
A General Motors, que liderou o mercado nos últimos cinco anos, e a Volkswagen foram as mais atingidas pela falta de semicondutores.
A GM, com a fábrica de Gravataí (RS) parada por cinco meses, despencou para a sétima posição. A Fiat manteve a liderança por todo ano.
A Volkswagen também interrompeu a produção diversas vezes mas ainda conseguiu manter a segunda posição.
O emplacamento de 2.119.554 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceu 2,98% na comparação com 2020, que foi uma base baixa por despencou 26,16% sobre 2019. Pelos dados divulgados pela Fenabrave, a entidade dos distribuidores, dos registros 1.974.431 foram automóveis e comerciais leves e 145.123 caminhões e ônibus.
Marca - volume percentual
1º Fiat – 437.035 21,83
2º Volkswagen – 302.270 15,31
3º General Motors – 242.108 12,26
4º Hyundai – 184.284 9,33
5º Toyota – 172.945 8,76
6º Jeep – 148.763 7,53
7º Renault – 127.592 6,48
8º Honda – 81.446 4,13
9º Nissan – 64.929 3,29
10º Caoa Chery – 39.747 2,01
Fonte: Fenabrave
Automóveis e comerciais leves
O comportamento das vendas de automóveis e comerciais leves lembrou um tobogã pela alternância constante de posições. O revezamento das primeiras posições ocorreu também na faixa intermediárias. A picape Fiat Strada foi a grande vencedora, seguida pelo Hyundai HB20, Fiat Argo, Jeep Renegade e Chevrolet Onix que, mesmo com a produção parada por cinco meses, ainda ficou entre os cinco carros mais vendidos.A Fiat não exagerou, ao afirmar que faria da Strada um dos carros mais vendidos quando lançou a nova geração da picape em 2020. A Strada fechou 2021 com 109.107 registros, mais de 23 mil unidades sobre o segundo colocado, o Hyundai HB20, que somou 86.455 registros. O sul coreano ficou menos de duas mil unidades à frente do Fiat Argo que, com 84.644, foi o terceiro. Apenas 290 registros separaram o Jeep Renegade – 73.913-, do Chevrolet Onix – 73.623, que retomou as primeiras posições após a volta da produção depois de quase seis meses fora do mercado. A surpresa do ano foi o desempenho do Fiat Mobi que, de 15º em 2020, chegou a ser o mais vendido e fechou o ano em nono com 65.847 registros.Dos dez carros mais vendidos em 2021 seis foram da Stellantis – quatro Fiat (Strada, Argo, Toro e Mobi)e dois Jeep (Renegade e Compass), dois Hyundai (HB20 e Creta) e um Chevrolet (Onix) e Volkswagen (Gol).
Carros mais vendidos de 2021
Marca - volume
1. Fiat Strada – 109.107
2. Hyundai HB20 - 86.455
3. Fiat Argo - 84.644
4. Jeep Renegade - 73.913
5. Chevrolet Onix - 73.623
6. Jeep Compass - 70.906
7. Fiat Toro – 70.890
8. Volkswagen Gol - 66.228
9. Fiat Mobi - 65.847
10. Hyundai Creta - 64.759
11. Volkswagen T-Cross - 62.307
12. Chevrolet Onix Plus - 54.707
13. Renault Kwid - 52.916
14. Chevrolet Tracker - 50.757
15. Toyota Hilux – 45.893
16. Toyota Corolla - 41.891
17. Honda HR-V - 38.406
18. Volkswagen Nivus - 36.664
19. Nissan Kicks - 36.524
20. Chevrolet S10 – 35.045
21. Toyota Corolla Cross - 34.249
22. Volkswagen Voyage - 28.593
23. Fiat Cronos - 27.887
24. Volkswagen Saveiro – 26.751
25. Hyundai HB20S - 25.568
Fonte: Fenabrave