29/12/2021 às 15h07min - Atualizada em 29/12/2021 às 15h07min

Às vésperas do fim do prazo, 22% dos motoristas gaúchos pagaram o IPVA antecipado

Prazo para quitar o tributo com desconto chega ao fim nesta quinta

O prazo para o pagamento antecipado, com desconto máximo, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 termina amanhã no Rio Grande do Sul. Até esta quarta-feira (29), a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) havia recebido o pagamento de 868 mil motoristas, sendo que 160 mil deles prestaram contas por meio do do PIX.

O número representa 22% dos 3.917.452 automóveis que possuem regularização pendente. A frota total do Estado é de 7.262.038, mas 46% dos veículos não pagam o tributo em razão da data de fabricação. Até o momento, a arrecadação foi de R$ 978 milhões – montante que deve aumentar com a quitação do imposto a prazo.

Quem optar por pagar à vista, antes do fim do prazo de antecipação, vai receber um desconto de 10%. Estima-se que pode chegar a 20%, uma vez que as alíquotas são recalculadas com base na inflação em 1º de janeiro. E quem se enquadra nas regras dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão podem abater um valor maior.

Conforme o Governo do Estado, o proprietário que tiver direito a todos os descontos máximos vai ter o seu IPVA reduzido em 34% até esta quinta. Já aqueles que optarem pelo parcelamento terão o valor dividido em seis parcelas sem juros, contando ainda com os descontos concedidos a quem não cometeu infrações ao longo do ano.

Neste caso, as parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão, respectivamente, descontos de 10%, 6% e 3%. O pagamento do imposto pode ser feito em agências de banco conveniados, via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil, além do PIX. Multas e taxa de licenciamento podem ser pagas separadamente.

Consulta

Os dados relativos ao veículo como valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS), disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

Serviço

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2003, exceto os isentos em lei, precisam pagar o IPVA. Para quitar o imposto, é preciso apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o imposto, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito, se houver.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp