21/12/2021 às 10h07min - Atualizada em 21/12/2021 às 10h07min

REUNIÃO DISCUTE O PROJETO DE INSTALAÇÃO DE BIODIGESTOR NO CITEGEM

Pref. Três Passos
Na manhã de segunda-feira (20), a administração municipal de Três Passos participou de uma importante reunião com lideranças com o intuito de dialogar sobre a possibilidade de instalar um biodigestor no CITEGEM (Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional).
A reunião virtual contou com a presença do vice-prefeito Rodrigo Ipê, e o secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Nader Ali Umar, o deputado Federal Osmar Terra, a assessora Venice Andrade de Matos, o prefeito do município de Braga e presidente da Amuceleiro, Luis Carlos Balestrin, e o coordenador do CITEGEM, Gilberto Knorst (Kina).
O biodigestor é um equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. As vantagens da biodigestão através do equipamento são: o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás.
Conforme o secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Nader Ali Umar, o investimento em um biodigestor é muito alto. “Um equipamento como este pode ser de muito proveito ao CITEGEM, por isso, estamos dialogando com parlamentares com o intuito de buscar recursos”, complementou o secretário.
O vice-prefeito Rodrigo Ipê, salienta que a busca por recursos é fundamental para implantar o biodigestor. “Estamos atentos dialogando com diversos parlamentares tanto do âmbito estadual, quanto federal, para que este importante projeto seja implantado no CITEGEM. Seria de grande valia para todos”, ressaltou.
Este projeto de instalação do biodigestor está sendo trabalhado para ser implantado o mais breve possível, e segundo o coordenador do CITEGEM, Gilberto Knorst, é necessário aproximadamente R$ 15 milhões. O deputado Federal, Osmar Terra, se comprometeu em intermediar junto aos deputados do estado com a intenção de buscar recursos através de emendas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp