15/12/2021 às 15h52min - Atualizada em 15/12/2021 às 15h52min

Programa que garante abertura de empresas em até 10 minutos é lançado no RS

Governador Eduardo Leite ressaltou a importância de utilizar a tecnologia para modernizar os processos que envolvem a abertura de empresas

Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini/Divulgação

Após nove meses em desenvolvimento, foi lançado nesta quarta-feira (15) o projeto que prevê a abertura de empresas para empreendimentos de baixo risco com rapidez e em um único portal. O Tudo Fácil Empresas começa a operar nesta quinta-feira (16), inicialmente atendendo apenas Porto Alegre, e promete a conclusão de todo o processo em até 10 minutos.

O programa foi idealizado em uma parceria do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede) e DescomplicaRS, Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e Sebrae-RS. 

Conforme os idealizadores, até então, todo o processo para a abertura de um CNPJ leva em torno de dez dias, sendo necessário dez acessos a diferentes plataformas. Poderão utilizar o serviço, empresários de 566 atividades – entre empresas individuais e limitadas de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, o que representa 70% do número de empreendimentos abertos em 2021 em Porto Alegre. A consulta das atividades beneficiadas é feita diretamente no site do Tudo Fácil Empresas.

— Para o cidadão não importa se o serviço é municipal, estadual ou federal. O que ele quer é o serviço na palma da mão, que não envolva deslocamento ou problema de login. Ele quer facilidade e isso é o que nós trouxemos — afirmou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal.

A expectativa do governo estadual é expandir para os municípios do interior a partir de 2022. A previsão da Junta Comercial é que com o avanço do programa ocorra um aumento da competitividade e a queda da informalidade no Estado. Todo o processo será realizado de forma gratuita, através do endereço tudofacilempresas.rs.gov.br.

— Precisamos aproveitar a tecnologia para revitalizar o processo e colocar o cidadão no centro. Fazer essa mudança dá trabalho para o poder público, mas é importante para facilitar a vida do cidadão, que é a razão da nossa existência — ressaltou o governador Eduardo Leite.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp