Propostas buscam valorizar a suinocultura, principal atividade agropecuária do município que é destaque no ranking estadual de abate de suínos
O prefeito municipal, José Carlos Amaral, apresentou na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, no Gabinete da Prefeitura de Três Passos, dois Projetos de Lei de incentivo ao consumo da carne suína no município.
Das iniciativas propostas pela Administração Municipal, está o Projeto de Lei nº 032/2019 que dispõe sobre a utilização da carne suína nas festividades do município, onde seja ofertada alimentação, como festas, jantares e almoços de comunidades e entidades, num percentual mínimo de 30 %. Ainda, o Projeto de Lei n° 033/2019, que trata da utilização da carne suína na merenda escolar nas unidades do sistema educacional do Município, também em um percentual mínimo de 30%.
Ambos os projetos seguem para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, onde na ocasião foram entregues pelo prefeito, ao presidente do Legislativo, Vinicius Araújo, junto de uma Moção de Apoio encaminhada pelos representantes da entidades e suinocultores presentes.
O prefeito explicou da importância da atividade para o município que se destaca ocupando o 4° lugar entre os maiores abatedores de suínos do Rio Grande do Sul. Em 2017, ano da última listagem, foram 174.208 suínos conforme a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul.
“A suinocultura auxilia na formação do tripé econômico do município, sendo a principal atividade agropecuária, colaborando no desenvolvimento socioeconômico de Três Passos”, ponderou ele, acrescentando que hoje são servidas nas escolas e creches municipais cerca de 3 mil refeições diárias.
A inclusão de carne suína nos cardápios das escolas municipais propicia uma melhor qualidade de vida aos estudantes, bem como valoriza a atividade e oferece aos produtores garantia de escoamento da produção realizada pelos agricultores da região.
Segundo avaliação da Administração Municipal, através de estudos realizados pela nutricionista da prefeitura, a carne suína é uma opção nutricionalmente adequada a todos os cardápios, principalmente o escolar, pois seus nutrientes são indispensáveis para o crescimento progressivo de crianças em idade escolar.
Hoje, existem cerca de 108.100 suínos e 134 suinocultores no município. São 14 granjas Unidades Produtoras de Leitões (UPL), com 13.400 matrizes; 8 granjas creche, com 24.400 leitões; e 112 que produzem 70.300 suínos de terminação. Todas elas possuem licenciamento ambiental.
Durante a reunião, o prefeito municipal, José Carlo Amaral, destacou que o intuito do projeto é reconhecer o importante trabalho dos suinocultores do município. O projeto foi encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores onde aguarda votação.
A reunião contou com a presença de representantes da Administração Municipal, da gerente da JBS de Três Passos Mirta Thiesen, presidente da ASSUIPASSOS, Marcio Kochemborger, e o vice-presidente, Elemar Hein; o chefe da Emater de Três Passos, Kelvis Rauber; a tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Erenita Adame; dos suinocultores Jair Leuze, Elo Fockin e Ari Frieling.