Desde às 9h30min acontece no auditório do Sindicado dos Trabalhadores Rurais o primeiro Elas por Todos, evento ausivo ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de discutir o futuro e celebrar o dia da Mulher, serão realizadas atividades até o período da tarde.
A programação teve alteração devido ao volume de chuva. O almoço e a sessão de cinema no Cine Teatro Globo, seguem normalmente.
Na manhã de ontem, a jornalista Thaís Soares conversou com a Coordenadora Regional de Mulheres da Fetag, Elenir Fatima Barasuol, sobre o evento e as pautas do dia. Confira!
8 DE MARÇO REFORÇA LUTA PARA APOSENTADORIA AOS 55 ANOS
As comemorações alusivas a 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – organizadas pela FETAG e o conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) estão em fase final de preparação. Nada menos do que 60 mil pessoas devem participar, até o final do mês, de, aproximadamente, 40 eventos, em âmbito municipal e regional. Vários temas foram colocados em pauta, entre eles a Marcha das Margaridas 2019; a importância da família e da agricultura; a falta de renda na propriedade em decorrência das dificuldades enfrentadas na produção devido à estiagem; a Violência contra a Mulher; a Previdência Social, SUS e a luta para os rurais ficarem de fora da reforma previdenciária; a Sindicalização da Mulher, entre outros assuntos.
A coordenadora estadual de mulheres da FETAG, Lérida Pivoto Pavanelo, lembra que o 8 de Março tem um significado todo especial para a história de lutas e conquistas da organização das mulheres no Rio Grande do Sul. “Foram inúmeras vitórias que as trabalhadoras trazem para esses eventos em todo o Estado. Também possibilita realizar uma reflexão sobre o importante processo que o movimento sindical fez na vida das famílias, que trabalham e vivem no meio rural. Mesmo com todos os problemas existentes, é necessário comemorar que temos um sindicato forte, atuante e que faz a diferença na vida de nossa categoria de trabalhadores rurais. Temos certeza de que a transformação fantástica ocorrida no meio rural se deu por conta da atuação de nossas entidades, da FETAG e da CONTAG. Tudo isso é motivo para comemorar o relevante papel que as mulheres têm em suas propriedades”, justifica.
A Regional Sindical Três Passos que congrega 13 municípios da região celeiro está organizando o evento Elas por Todos.