02/07/2021 às 09h16min - Atualizada em 02/07/2021 às 09h16min

Cooperativas agropecuárias gaúchas celebram Dia do Cooperativismo com ações solidárias

Para FecoAgro/RS, momento da agricultura no Estado com safra e inovações são motivos de comemoração para o setor

Foto: Divulgação
Para este Dia Internacional do Cooperativismo, que será comemorado neste sábado, 3 de junho, as cooperativas agropecuárias gaúchas estão organizando ações solidárias para o Dia C. O movimento é estimulado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e replicado pelo Sistema Ocergs/Sescoop-RS no Rio Grande do Sul. A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) vem dando apoio às iniciativas.

Uma delas é o movimento Agro Fraterno, promovido pelo Ministério da Agricultura e encampado pelas cooperativas agropecuárias gaúchas. O programa incentiva a arrecadação de alimentos e doações de cestas básicas para as comunidades carentes e neste ano diversas cooperativas do sistema aderiram a este plano. “A FecoAgro/RS está envolvida junto às suas associadas com neste programa com a arrecadação de alimentos. É um programa que reconhece o trabalho da ministra Tereza Cristina e do Ministério da Agricultura”, destaca o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires.

O dirigente avalia também que o momento do cooperativismo do Rio Grande do Sul é de celebração. “Apesar da pandemia, temos um momento excepcional do cooperativismo do Rio Grande do Sul. O ramo agropecuário tem este momento extraordinário onde é preciso reconhecer o trabalho do agro e do cooperativismo. Temos que torcer para que tudo o que está acontecendo, como aumento das áreas de trigo e de soja, se transformem em bons resultados para os produtores e sociedade em geral. Nós estamos fazendo a nossa parte”, observa.

Pires também salienta que existe um otimismo e vontade do produtor que está empreendendo e o sistema cooperativo agropecuário gaúcho está acompanhando com investimentos em estruturas além da capacitação de seus produtores e colaboradores. “Existe um posicionamento diferente de construir uma ação sistêmica e com isso fortalecendo as cooperativas e mais de seus 170 mil associados investindo em inovações como a plataforma SmartCoop e os programas de autogestão”, ressalta.


Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Mais informações sobre a FecoAgro/RS

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp