30/03/2021 às 11h13min - Atualizada em 30/03/2021 às 11h13min

Prefeito Municipal de Três Passos, participa de assembleia no CITEGEM

Assessoria de Imprensa Prefeitura Três Passos RS
Na tarde desta segunda-feira, 29 de março, uma assembleia entre os doze prefeitos representantes dos municípios consorciados ao CITEGEM, no qual o Prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Luis Tomazoni, é o tesoureiro, foi realizada para debater diversos assuntos pertinentes ao desenvolvimento regional.
Dentre eles, a contratação de empresa para realização do processo seletivo simplificado de operadores de triagem; aquisição de máquinas e equipamentos para o consórcio; aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s); ampliação de coberturas metálicas e instalações; biodigestor e outras perspectivas futuras.
Após a leitura da resolução de condições da assembleia, bem como os itens a serem discutidos, foi dada a palavra para a Engenheira Ambiental, Luma Tejada, para falar dos biodigestores, detalhando sobre a proposta para uma empresa, os custos, a forma de tratamento, a área para aterros e a licença para utilizar o chorume.
“Algumas das vantagens da instalação do biodigestor, é a redução de 50% menos lixo para o aterro do CITEGEM, os retornos financeiros com relação à criação de empregos e a venda de fertilizantes sólidos”, explicou a engenheira, ao citar que uma empresa do Paraná, a qual não foi divulgado nome, mandou uma proposta para a empresa de reciclagem de R$1,4 milhão, para o tratamento de 40 toneladas/dia.
Foi aprovado por unanimidade a compra de uma máquina giratória nova, através de financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o treinamento do operador; aquisição de um caminhão usado; EPI’s e uniformes; ampliação de estruturas metálicas; contratação de empresa para construir a estrutura e instalação de placas solares, com investimento de aproximadamente R$80 mil.
A comissão de Bom Progresso licitou a contratação de uma empresa para o processo seletivo; aquisição de máquinas e equipamentos, melhoria nos aterros, a compra de um trator esteira para compactar os aterros e uma máquina giratória.
Pelo Prefeito Municipal de Crissiumal, Marco Aurelio Nedel, foi solicitado melhoria nas condições de trabalho dos funcionários, como reestruturação dos banheiros e uniformes, melhoria na iluminação e a limpeza dos galpões, reiterando o pedido que já havia sido solicitado pelo Prefeito Municipal de Três Passos, e Bom Progresso.
Com a instalação do biodigestor, será possível tratar o chorume (que tem custo altíssimo), e reduzir em até 80% do lixo contaminante, sendo as duas lagoas existentes suficientes para este trabalho, que segundo o Prefeito Arlei Luis Tomazoni, é um projeto importante para a Região Celeiro, que trará desenvolvimento, é ecologicamente viável e renderá empregos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp