22/03/2021 às 11h49min - Atualizada em 22/03/2021 às 11h49min

Seapdr apoia campanha de valorização do trigo gaúcho

Assessoria Seaped
Com o slogan “Trigo gaúcho! É bom, é gaúcho, é nosso”, foi lançada neste sábado (20/3) a campanha de valorização do trigo gaúcho com o apoio de entidades e organizações, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e da Emater-RS/Ascar.
O secretário Covatti Filho participou do lançamento e destacou que a união das entidades demostra o fortalecimento do trigo. “É muito importante incentivar que nossos produtores produzam este cereal, até porque sua produção traz mais sustentabilidade, prepara e protege o solo no inverno para que possamos ter na safra de verão bons frutos e boas colheitas. Nós, juntamente com outras entidades do agro, estamos unidos e trabalhando cada vez mais para que possamos alcançar a esse objetivo”, afirma.
A iniciativa da campanha é da Biotrigo Genética, com apoio da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FeacoAgro), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado (Sinditrigo-RS) e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado (Sindipan-RS).

“A campanha tem um objetivo muito claro de levar a confiança que vem do campo e já está nos moinhos para os lares dos mais de 11 milhões de gaúchos que consomem todos os dias uma série de derivados desse grão que é um dos mais importantes da agricultura mundial”, afirma Fernando Wagner, gerente comercial da Biotrigo.

O gerente regional da Emater-RS, Carlos Alberto Turra, destacou a campanha por valorizar o trigo gaúcho em função da importância do cereal para a economia do Estado. “O produtor tem demonstrado um interesse renovado pela triticultura, com uso de ferramentas tecnológicas que incrementam a economia do Estado. O trigo integra sistemas de rotação de cultura, melhorando a fertilidade química e física do solo”, acrescentou.
Em 2017, segundo dados do IBGE, 19.716 estabelecimentos do Estado cultivaram trigo. No Rio Grande do Sul, em 2020, foram cultivados 955 mil hectares, de acordo com a Emater. Para 2021, as previsões são otimistas e a tendência é de que a área semeada aumente entre 10% e 20%.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp