22/03/2021 às 11h27min - Atualizada em 22/03/2021 às 11h27min

Outono já chegou: você adapta sua alimentação a estação do ano?

Correio do Povo
O outono chegou e já dá pra sentir isso no clima, nas árvores e até na reação do nosso corpo às mudanças de temperatura. E a alimentação? Você também a adapta a estação do ano?
Era comum, há um tempo, ouvir que não se achava tal fruta porque “não está na época”. Se pararmos pra pensar, nos damos conta que hoje isso é super difícil de acontecer, especialmente nas grandes cidades. Encontramos quase todas as frutas e verduras nos mercados em qualquer época do ano. Que maravilha!! Mas será mesmo?
A oferta de um grande número de frutas e legumes é problemática, porque isso significa um uso intensivo de agrotóxicos para essa produção — e a gente já sabe que o Brasil é o maior consumidor no mundo. De 2000 para a atualidade, quintuplicamos o consumo de agrotóxicos nas nossas plantações e consequentemente na nossa mesa.
Por aqui já existem frutas com 20 vezes mais inseticidas do que nas do continente europeu. Então, esse é um dos fatores mais importantes na hora de considerar consumir frutas e legumes fora da estação, porque pra produzir algo que não está no calendário da natureza, o produtor precisa de recursos extras. Ainda que não use agrotóxicos, ele vai precisar de mais mão de obra, mais trabalho e mais adubos. Fica mais caro pra todo mundo, certo?

A sazonalidade do que a natureza nos oferece é fundamental, porque respeita um ciclo natural de cultivo e colheita, levando pra nossa mesa alimentos com mais qualidade, teor nutritivo, sabor e com menor preço. E apesar de toda a tecnologia, a sazonalidade é ainda um dos recursos mais poderosos da agricultura, porque é a maneira mais natural de respeitar o ciclo do alimento, através das condições climáticas favoráveis pra que isso aconteça.
Não adianta, o que é produzido na época certa, acaba tendo menor dano à natureza e trazendo mais saúde à mesa. No outono, o ideal é comer bastante abacate, abobrinha, beterraba, batata-doce, kiwi, caqui, maracujá, laranja, tangerina, agrião, banana, maçã, repolho,  aqui são só alguns exemplos, mas temos muitos outros ainda. Pense sobre isso, sua alimentação e suas escolhas, podem e devem se adaptar às estações do ano, além de saúde você traz diversidade e sabores diferentes pra sua rotina.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp