18/03/2021 às 15h58min - Atualizada em 18/03/2021 às 15h58min

Conav Unale e Anvisa trabalham em conjunto para acelerar vacinação

A Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) fechou parceria de cooperação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na manhã desta terça-feira (16). Composta por representantes de todas as Unidades Federativas, o colegiado se alinhou com a Anvisa, para poder garantir que as vacinas cheguem a todos os brasileiros, além de auxiliarem no processo de autorização e legalização dos insumos.
A presidente da Comissão de Saúde da ALRS, deputada Zilá Breitenbach, membro da CONAV frisou que outro ponto chave desta união é a disseminação de informação de qualidade, em todos os estados, por meio da UNALE e das Assembleias Legislativas.
Aprovação e vacinação
O presidente da Conav, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos-DF), destacou a importância do trabalho técnico e da atuação rápida da Anvisa para a liberação das vacinas e questionou qual é a perspectiva para que tais imunizantes em análise, possam começar a ser utilizados no Brasil. A Agência alertou que, se cumpridos os critérios para autorização, o processo deve ser mais rápido do que o esperado.
Segundo a Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Drª Meiruze Freitas, a Anvisa está buscando oferecer o melhor serviço, dentro do menor tempo possível. Atualmente, as principais vacinas que estão em análise de liberação pela Anvisa, são: Sputinik, Moderna, Johnson e Covaxin. A CoronaVac já foi liberada para uso emergencial e a Pfizer/BioNTech e Oxford já têm liberação para registro sanitário.
 “Todas as vacinas que o Ministério da Saúde tem adquirido são aprovadas pelo grupo Covax Facility, composto por mais de 180 países, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e responsável por maximizar a chance de imunização completa das pessoas, sendo o Instrumento de Acesso Global das Vacinas de Covid-19”, acrescentou a diretora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp