01/03/2021 às 14h09min - Atualizada em 01/03/2021 às 14h09min

Governador do RS apresenta a prefeitos projeto que inclui educação entre critério de divisão do ICMS

Líderes municipais podem sugerir alterações antes do envio da pauta à Assembleia Legislativa

Governador foi acompanhado pelos secretários Agostinho Meirelles e Faisal Karam na apresentação da proposta. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite (PSDB) apresentou aos prefeitos gaúchos, nesta segunda-feira (1), o projeto que altera o Índice de Participação dos Municípios (IPM), indicador utilizado para distribuir a arrecadação do ICMS entre as cidades. O texto, em desenvolvimento desde 2019, inclui a educação entre os critérios de divisão da arrecadação.

A expectativa é de que a novidade incentive as prefeituras a investirem na melhoria dos índices de aprendizagem. “Essa prática, observada em outros Estados, ajuda a promover um alinhamento de esforços em torno da educação. Precisamos alinhar esforços para promover essa evolução na qualidade do ensino”, destacou Leite.

Participaram da reunião as 27 associações regionais, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e entidades vinculadas aos Conselhos Municipais de Educação. Os representantes têm até o dia 15 de março para sugerir mudanças, antes do envio do projeto à Assembleia Legislativa.

Entenda a proposta

A alteração prevista nos parâmetros de divisão do ICMS adequa a legislação do Rio Grande do Sul às regras de funcionamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Constituição Federal prevê que os estados distribuam, no mínimo, 10% do montante arrecadado com o tributo aos municípios de acordo com critérios educacionais – dentre eles, o nível socioeconômico dos alunos e os resultados de aprendizagem.

O Palácio Piratini propõe que esse percentual seja elevado para 20%. A previsão é de que as novas regras sejam aplicadas de forma efetiva sobre os critérios de repartição do ICMS a partir de 2023, com uma transição escalonada até 2027.

Governo RS

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp