05/11/2020 às 08h40min - Atualizada em 05/11/2020 às 08h40min
PF cumpre mandato contra quadrilha do Paraguai no RS
Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
Na manhã desta quinta-feira (05), a Polícia Federal cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma organização criminosa do Vale dos Sinos, que estariam em Novo Hamburgo .
A investigação sobre está quadrilha existe a seis meses pela PF, e nesse tempo de monitoramento, foi constatado que a quadrilha movimentou quatro toneladas de cocaína, do Paraguai para o Rio Grande do Sul. Semanalmente, os carregamentos chegavam à 400 quilos da droga. Além do trafico internacional de drogas e da lavagem de dinheiro, eles são investigados por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, cumpridas por 295 ordens judicias para registro de todos os crimes e envolvidos em todo esse tempo de investigação.
A PF já resgatou mais de R$ 20 milhões em bens dos traficantes, entre dezenas de veículos de luxo e 110 imóveis. Também estão sendo bloqueadas 111 contas bancárias de pessoas físicas e de empresas, cujos valores serão contabilizados após o cumprimento de todas medidas judiciais.
Para efetuar todos os mandados foram mobilizados 200 policiais federais, que cumprem 35 mandados de prisão preventiva e 39 mandados de busca e apreensão. A Brigada Militar também participa das buscas, com mais de cem PMs. Além do RS, há ordens sendo cumpridas no Estado do Paraná.