09/10/2020 às 11h28min - Atualizada em 09/10/2020 às 11h28min

Em 9 de outubro de 1893, um dos fundadores do modernismo brasileiro Mário Raul de Morais Andrade

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
 Em 9 de outubro de 1893, nascia o poeta, historiador, escritor, crítico de arte, fotógrafo, além de ser um dos fundadores do modernismo brasileiro Mário Raul de Morais Andrade em São Paulo. Era filho de Carlos Augusto de Andrade e de Maria Luísa. Ele entrou para a Escola de Comércio após concluir o colegial, mas abandonou o curso, posteriormente entrou para a escola de música e concluí o curso de piano no ano de 1919. 
Ele passou a dar aulas particulares do instrumento, onde conheceu Anita Malfatti e Oswald de Andrade grandes literários da época, a partir daí passou a se dedicar a escritas, poemas e afins. Posteriormente publicou "Pauliceia Desvairada" o primeiro livro de poemas da primeira fase do Modernismo. Foi crítico de arte em jornais e revistas. Teve papel importante na implantação do Modernismo no Brasil. Seu romance "Macunaíma" foi sua criação máxima. E foi na semana de arte moderna de São Paulo em 1922 que ele passou a ficar conhecido. 
Faleceu em 25 de fevereiro de 1945, também em São Paulo, aos 52 anos vítima de um ataque cardíaco, mas foi só após a sua morte que as suas criações passaram a ter valor e ele ser reconhecido positivamente pelo seu trabalho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp