06/10/2020 às 14h00min - Atualizada em 06/10/2020 às 14h00min

Santa Cruz do Sul inicia Oktoberfest em formato digital nesta quarta-feira

https://www.correiodopovo.com.br
Com a programação no Parque da Oktoberfest cancelada em consequência da pandemia do novo coronavírus, a maior festa alemã do Rio Grande do Sul terá uma edição digital a partir desta quarta-feira. A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) contratou uma agência de mídia para o desenvolvimento de um projeto para envolver o público com o resgate de histórias e experiências vividas na Oktoberfest, sendo elas as protagonistas. O objetivo é vivenciar um pouco da cultura e das tradições herdadas dos colonizadores alemães com inserções de conteúdos diários nas redes sociais da festa até o dia 31 de outubro.
Diversas ações especiais irão ocorrer durante o desenvolvimento do projeto, com depoimentos de fatos sobre a Oktoberfest que estão na memória das pessoas. A ideia é revelar as experiências marcantes vividas pelo público que movem o evento a cada ano, por meio de relatos das emoções, sentimentos e lembranças. “Poderão participar todos que já ajudaram, criaram, desfilaram, montaram, visitaram ou de alguma forma contribuíram para que alguma das 35 edições acontecessem”, explicou o presidente em exercício da Assemp, Eduardo Kroth.
A participação acontecerá pelas redes sociais Facebook e Instagram da festa utilizando a #oktoberfestsantacruz. A proposta é de interação para gerar conteúdo sobre a Oktoberfest, com o envio de vídeos, fotos e todos os materiais possíveis para divulgação, bem como compartilhamentos diretos usando a hashtag. Algumas ferramentas digitais serão utilizadas, como uma landing page, no endereço eletrônico www.minhaoktober.com.br, onde serão compartilhadas e disponibilizadas as histórias de quem é fã da Oktoberfest Santa Cruz.
A Oktoberfest Digital tem o propósito de evitar que a festa não aconteça em 2020, pois todos os anos cerca de 400 mil pessoas visitam Santa Cruz do Sul durante o evento. O fundador e CEO da agência Clube de Mídia, Jonathan Jandrey Borges, responsável pela elaboração do projeto, destacou que o objetivo é movimentar as redes sociais. “Queremos proporcionar uma ótima experiência através de outras oportunidades dentro do ambiente virtual, para além das tradicionais lives”, afirmou. “Em um momento de pandemia global como este que enfrentamos, acreditamos que precisamos ainda mais nos posicionar e contribuir com o legado que nos trouxe até aqui. Vamos contar histórias sobre toda a tradição da Oktoberfest, com a participação das pessoas”, destacou Borges.

A 36ª Oktoberfest ocorreria de 7 a 18 de outubro deste ano e o anúncio do cancelamento ocorreu na metade de julho, em virtude da pandemia do novo coronavírus. A proposta das atividades alternativas também contempla ações de solidariedade e os desfiles temáticos, um dos elementos mais marcantes da festa, que ocorrem aos domingos durante a programação todos os anos. A Oktoberfest Solidária vai ajudar as pessoas que passam por momento de dificuldade, principalmente durante a crise causada pela pandemia. No período da Oktoberfest Digital, os desfiles serão adaptados ao cenário atual, com a realização de Caravanas do Bem aos domingos, que vão percorrer as principais ruas e avenidas de cada bairro, convidando as pessoas a doarem alimentos, roupas e brinquedos.
 
A edição digital da Oktoberfest deste ano ainda conta com um projeto cultural, que propõe a realização de apresentações de bandinhas típicas alemãs e danças folclóricas, com transmissão via internet, em formato de lives. A proposta segue em tramitação junto ao Pró-Cultura RS. Inicialmente, ele foi habilitado, com alguns apontamentos, na análise técnica e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura (CEC) que emitirá o parecer sobre o mérito cultural e grau de prioridade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp