25/09/2020 às 11h45min - Atualizada em 25/09/2020 às 11h45min

Dia 25 de setembro: Dia Nacional do Rádio

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
No dia 25 de setembro, comemora-se o dia nacional do rádio. A celebração é firmada nessa data, pois foi no dia 25 de setembro de 1884 que nascia o médico, professor e pesquisador Edgard Roquette-Pinto, o “Pai da radio brasileira”. Ele ficou conhecido assim pois no ano de 1923, fundava a primeira emissora de rádio no país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu um ano antes disso, foi no dia 7 de setembro, para celebrar o centenário da independência.
O rádio foi o primeiro grande veículo de comunicação de massas. A sua evolução não foi só na transmissão, mas os equipamentos também mudaram, de grandes caixotes de madeira, foram diminuídos de tamanho, passaram a funcionar a pilha, e até sendo integrados a outros aparelhos, chegando aos ouvintes via internet. O rádio sempre foi sucesso, pelo fato de poder estar em qualquer lugar e hora, sendo acessível a todo mundo. As perspectivas que ele poderia chegar a desaparecer com a chegada da televisão, foram derrubadas, mesmo que o número de interessados chegue a diminuir, a facilidade de se obter as notícias, o mantém ativo.
Atualmente, mais de 9 mil emissoras operam em todo o território brasileiro com uma cobertura de 83,8% dos domicílios, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp