21/09/2020 às 10h48min - Atualizada em 21/09/2020 às 10h48min

Dia 21 de setembro: dia da luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
O dia nacional da luta pelos direitos das pessoas com deficiência é comemorado no dia 21 de setembro, indo de encontro com o início da primavera e o dia da Árvore, para representar de forma metafórica está luta como algo que aflora e cresce em busca de algo mais belo. A celebração da data foi proposta por membros do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD) na década de 1982, mas se tornou lei apenas em 2005.

A intenção da data é pregar a inclusão e buscar estratégias que ajudem a facilitar a vida das pessoas com deficiência, combatendo o preconceito, e frisando a inacessibilidade pública no país de diversas maneiras.

Existem cinco tipos de deficiência, há os fatores genéticos que podem vir logo ao nascimento da pessoa, ou gradativamente dependendo da sua causa, e são mais suscetíveis a tratamentos quando não é algo imutável. Além de deficiência causada por acidentes que tem outro tipo de comportamento na pessoa.

No Brasil mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, correspondendo a 24 % da população de acordo com dados do IBGE.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp