16/09/2020 às 14h21min - Atualizada em 16/09/2020 às 14h21min

Vendaval destelha casas, derruba estrutura de posto de combustíveis e causa falta de energia

Site - gauchazh.clicrbs.com.br
Mateus Farias/ Grupo Sepé
Um vendaval atingiu a região das Missões, na manhã desta quarta-feira (16). De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santo Ângelo, Adelar Cavalheiro, há ruas interditadas por árvores e postes caídos.
— Foi muito rápido, em questão de 10 a 15 minutos ela cruzou a região e derrubou até poste de luz com transformador — conta.
Ainda segundo Cavalheiro, a cobertura do posto Nevoeiro, na RS-344, entrada da cidade, teve o telhado arrancado. Com a queda no sistema de energia, parte da cidade está sem luz.
Ao menos 30 locais foram afetados, segundo o coordenador. As imagens enviadas pela Defesa Civil mostram telhados destruídos e até paredes de madeira com parte da estrutura danificada. As paredes de uma residência de alvenaria, que estava sendo construída, cederam com o fenômeno. Em frente ao prédio do Executivo municipal, uma árvore de grande porte caiu.
Alguns moradores já retiraram lonas na prefeitura e nos Bombeiros, mas não podem instalar as proteções enquanto a chuva não cessar.
— Algumas ficaram para proteger os móveis, e outras vão para casas de amigos e parentes — relata Cavalheiro.
O vendaval começou por volta das 9h15min e atingiu ao menos outras duas cidades: Entre-Ijuis e Caibaté. Os municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuis estão sem água, devido ao vendaval — o fornecimento deve ser restabelecido à noite, segundo a Corsan.
Em Entre-Ijuis, município vizinho a Santo Ângelo, uma árvore caiu sobre um caminhão no momento em que o condutor dormia na cabine. A repórter da Rádio Sepé, Tamires Hanke, conversou com o motorista.
— Ele disse que nasceu de novo. Saiu ileso. Começou o vendaval e ele acordou, viu a árvore e não deu tempo de sair — relata a jornalista.
De acordo com a Cermissões, concessionária de energia que atende localidades na região, a área rural de Caibaté foi uma das mais afetadas. Uma pessoa ficou ferida na queda de um galpão. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital Roque Gonzales. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Há ainda falta de energia em Rolador, Vitória das Missões e São Miguel das Missões e no interior de Entre-ijuis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp