02/09/2020 às 14h14min - Atualizada em 02/09/2020 às 14h14min

Ranking global coloca UFRGS entre as oito melhores universidades do Brasil

Site - gauchazh.clicrbs.com.br
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece entre as oito melhores instituições de Ensino Superior do Brasil, conforme ranking publicado nesta quarta-feira (2) pela revista britânica Times Higher Education (THE). A maior universidade do Estado manteve a mesma colocação dos últimos cinco anos no ranking global, na faixa das 601-800 melhores instituições (após o 200º lugar, as universidades são classificadas em faixas).
Entre as universidades gaúchas, aparecem no ranking também a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ambas na faixa das 801-1000 melhores. Entre as 2 mil melhores, constam na lista ainda a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Unisinos.
Duas universidades do RS estão entre as 20 melhores da América LatinaDuas universidades do RS estão entre as 20 melhores da América Latina
O Brasil subiu uma posição no ranking internacional de melhores universidades e agora é o sexto país com maior número de instituições melhor avaliadas na lista da revista britânica Times Higher Education. A publicação é uma das mais importantes mundialmente em avaliação do Ensino Superior. O país está à frente de Espanha, Itália e Alemanha, e soma 52 instituições – seis a mais do que no ano passado. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição nacional melhor colocada e avançou em relação ao último levantamento.
O ranking deste ano reúne informações de 1.527 universidades, de 93 países e regiões, um recorde. Os Estados Unidos lideram a lista, com 181 instituições; em seguida vêm Japão (116), Reino Unido (101), China (91) e Índia (63). O top 10 é dominado por Reino Unido e Estados Unidos. A britânica Universidade de Oxford, que está à frente de um dos estudos mais promissores para desenvolver a vacina contra o coronavírus, está em 1° lugar, seguida pela de Stanford e Harvard (ambas nos EUA).
Desafios em tempos de coronavírus
A THE observa que, embora Estados Unidos e Reino Unido dominem os 10 primeiros postos, a China entra no top 20. A Universidade de Tsinghua é a primeira instituição asiática a conquistar uma posição no grupo de elite. Por outro lado, a Europa teve um número baixo recorde de universidades entre as 200 melhores.
 
Esta nova classificação fornece mais uma evidência clara de mudança no equilíbrio de poder na economia global do conhecimento a partir dos sistemas de Ensino Superior
Ao comentar o resultado, o diretor da THE, Phil Baty, afirmou que o avanço da covid-19 pode ter impacto significativo sobre as universidades.

— Esta nova classificação fornece mais uma evidência clara de mudança no equilíbrio de poder na economia global do conhecimento a partir dos sistemas de Ensino Superior. Essa tendência deve se acelerar ainda mais à medida que a pandemia anuncia uma tempestade perfeita de enormes desafios, principalmente para universidades ocidentais, especialmente aquelas nos EUA e no Reino Unido, que enfrentam risco muito real de perder talentos estudantis internacionais significativos — afirmou.

No caso das universidades brasileiras, a crise sanitária impôs desafios de organizar sistemas de aulas e pesquisa híbridos, que envolvam atividades presenciais e remotas, e lidar com a restrição de recursos, uma vez que a pandemia afetou gravemente a arrecadação e tem afetado o orçamento do Ensino Superior público. Nos últimos anos, as instituições do país já vinham sofrendo com restrições de verba para pesquisa e custeio.

As melhores universidades do Brasil

Universidade de São Paulo (USP) – 201-250 no ranking global
Universidade de Campinas (Unicamp) – 401-500
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 601-800
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 601-800
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 601-800
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – 601-800
Universidade Federal de Sergipe (UFS) – 601-800
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – 601-800
Universidade de Brasília (UnB) – 801-1000
Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – 801-1000
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 801-1000
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – 801-1000
Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) – 801-1000

Fonte: Times Higher Education World University Rankings 2021

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp