25/06/2020 às 08h22min - Atualizada em 25/06/2020 às 08h22min

ENTREVISTA: Enfermeira Rejane Ceolin fala sobre prorrogação da campanha de vacinas em Três Passos

A coordenadora de vacinas estará presente às 8h40min, ao vivo, no Programa Rádio Atividade da Rádio Difusora

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho. A vacina está disponível para os grupos de risco: idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, adultos de 55 a 59 anos de idade, professores das escolas públicas ou privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos. A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos informa a todas as pessoas dos grupos de risco que ainda não fizeram a vacina procurem fazer o quanto antes nas suas unidades de saúde.

O horário de atendimento é das 07h30min às 11h30min das 13h às 17h. Até o final da campanha, no dia 30, o CIAC/SUS vai estender seu horário até as 18h30min para vacinação e, assim, facilitar o acesso a todas aquelas pessoas que trabalham em horário comercial e não conseguem ir até suas unidades de saúde, bem como, as mães levar seus filhos para vacinação. O CIAC/SUS estará aberto das 17h às 18h30min, somente para vacinação, não serão realizados demais atendimentos.

A enfermeira, Rejane Ceolin, coordenadora de vacinas, explica que vacina protege contra 3 subtipos de vírus que circulam em nosso meio: H1N1, H3N2 e um terceiro do tipo B. São três vírus que podem causar infecções respiratórias agudas e consequente hospitalizações. Sendo que as complicações ocorrem principalmente em pessoas de alto risco. “Entretanto, a vacina não protege contra o covid19”, afirma ela.

*Mas porque é importante fazer a vacina contra Influenza nesse período de pandemia? Porque a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, além de trazer complicações como pneumonias. O covid19 também debilita nosso sistema respiratório e nada impede que nos contaminemos com os dois vírus ao mesmo tempo.

*Então porque correr o risco de sobrecarregar nosso sistema respiratório? No município a meta de vacinação de 90% para idosos, profissionais da saúde e puérperas já foi atingida. No entanto, 336 crianças ainda não se vacinaram; 92 (40%) gestantes faltam fazer a vacina; 655 adultos de 55 a 59 anos faltam se vacinar (45%); 1.094 (38%) pessoas com doenças crônicas ainda não se vacinaram; 688 (79%) caminhoneiros e trabalhadores de transportes ainda não se vacinaram; 162 (54%) professores ainda não se vacinaram;  e 1.206 (96%) de pessoas portadoras de deficiência ainda não se vacinaram

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp