22/05/2020 às 19h44min - Atualizada em 22/05/2020 às 19h44min

Maneco Hassen é eleito como próximo presidente da Famurs

Site - famurs.com.br
A Famurs realizou nesta sexta-feira (22/5) a eleição para ratificar o nome dos indicados pelos partidos político para integrar a presidência na gestão 2020/2021. Com 270 votos, o prefeito de Taquari, Maneco Hassen, foi oficialmente eleito como próximo presidente da entidade. Na ocasião, foram contabilizados 287 votos, sendo que brancos e nulos somaram 17 pontos. A posse da nova diretoria acontece no dia 8 de julho, em transmissão ao vivo, direto da sede da Famurs.
O prefeito de Taquari foi o escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para presidir a Federação até junho de 2021. Ele disputou a indicação com a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, atual presidente da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), e venceu com 40 votos a 31.
Maneco substituirá o atual presidente, Dudu Freire (PDT), que é prefeito de Palmeira das Missões. “Infelizmente, o momento é completamente diferente do início de outras gestões na entidade. A estiagem que castiga o povo gaúcho, e consequentemente os municípios, e a pandemia do coronavírus, que traz consequências econômicas e sociais para todos, exigirá que tais temas tenha prioridade na agenda diária. Não só pelas suas consequências imediatas, mas também pelos reflexos futuros no dia-a-dia dos municípios. Também pretendo fortalecer a parceria da entidade com os órgãos de fiscalização, como Tribunal de Contas e Ministério Público . Também daremos uma atenção especial para a tecnologia e para a Escola Famurs. Esta pandemia escancarou a necessidade de adaptação da escola da Famurs aos novos tempos, com melhor aproveitamento da tecnologia disponível para incluir o maior número de alunos possível. Isto também se dará com a renovação dos temas e com parcerias e convênios com outras instituições reconhecidas sobre o tema gestão pública municipal”, destaca o futuro presidente.
A indicação de Maneco Hassen obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Como o PT foi o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2016, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2020. Antes de Maneco e Dudu Freire, presidiram a Famurs os prefeitos de Garibaldi, Antonio Cettolin, e de Rio dos Índios, Salmos Dias de Oliveira.
 
Perfil
Advogado e músico, Emanuel Hassen de Jesus, mais conhecido por Maneco, 40 anos, é prefeito reeleito de Taquari. De família com histórica participação política, Maneco concorreu a um cargo público pela primeira em 2004, quando se candidatou a vereador. Na eleição seguinte concorreu ao cargo de prefeito, sendo o segundo mais votado, mas foi em 2012 que se elegeu, sendo reeleito em 2016 com mais de 500 votos de diferença. Maneco é casado com Angélica Hassen e é pai de três meninos: Lucas, Emanuel e Davi.
 
 
 
Conselho Administrativo – Gestão 2020/2021
 
Presidente
 
Emanuel Hassen de Jesus (PT) / Taquari – Amvat
 
Vice-presidentes
 
Eduardo Buzatti (DEM) / Pejuçara – Amuplan
Evandro Agiz Heberle (PSDB) / São Jerônimo – Asmurc
Felippe Junior Rieth (PDT) / Capão Bonito do Sul – Amunor
Jacir Miorando (MDB) / Água Santa – Amunor
Leocarlos Girardello (PP) / São Sepé – Amcentro
Luciano Maronezi (PTB) / Nova Alvorada – Ampla
Volmir José Miki Breier (PSB) / Cachoeirinha – Granpal
 
 
Conselho Fiscal – Gestão 2020/2021
 
Nesta eleição, além da escolha do Conselho de Administração – composto pelo presidente e sete vice-presidentes –, os prefeitos gaúchos também definiram os seis integrantes do Conselho Fiscal, sendo três titulares e três suplentes. Os candidatos para os cargos foram indicados pelas Associações Regionais.
 
Foram contabilizados 287 votos válidos, sendo 22 votos em branco e 4 votos nulos.
 
Titulares
 
Edmilson Pedro Pelizari / Pinhal – Amzop – Presidente do Conselho Fiscal
Vilmar Meroto / Tapejara – Amunor
Paulo Ricardo Cattaneo / Soledade – Amasbi
Suplentes
 
Lirio Antonio Zarichta / Três Arroios – Amau
Fábio Mayer Barasuol / Boa Vista do Cadeado – Amaja
Iad Mahoud Abder Rahim Choli / Barra do Quaraí – Amfro
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »