31/03/2020 às 11h25min - Atualizada em 31/03/2020 às 11h25min

Prefeitura de Três Passos vai adotar barreiras sanitárias educativas

Assessoria de Imprensa Prefeitura Três Passos RS
A Prefeitura Municipal de Três Passos vai instalar barreiras sanitárias educativas, a partir de amanhã, quarta-feira, dia 1º de abril, para dar orientação sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus à população que entrar na cidade, além disso, será verificada a temperatura, investigada a procedência do veículo e caso necessário, fará o encaminhamento à Unidade Sentinela.
O município, segundo último boletim local, tem 130 atendimentos a pessoas com síndrome gripal, 05 casos descartados e 02 ainda aguardam resultado do LACEN para Covid-19.
Na manhã desta terça-feira, dia 31 de março, a Administração Municipal reuniu um grupo de servidores públicos, principalmente da área da saúde para explicar o Plano de Ação, e como será a dinâmica. Ao todo, 18 servidores estarão envolvidos na medida.
Conforme explicou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Diego Maciel, as barreiras sanitárias serão instaladas nos principais acessos ao perímetro urbano de Três Passos, visando a orientação, verificação da temperatura corporal das pessoas com termômetro infravermelho, identificação e encaminhamento de pessoas com sintomas compatíveis com quadro gripal à Unidade Sentinela.
O prefeito, José Carlos Amaral, explica que em vez de fechar os limites da cidade, será adotada essa estratégia de orientação da população. Ele ponderou que “vamos fechar o restante da cidade, ou seja, os acessos secundários, e deixar três portas abertas, mas com vigilância, para educar, orientar e investigar todos aqueles que aqui chegarem”, disse ele, agradecendo os servidores públicos que estarão envolvidos na ação: “vocês irão assumir o papel de educadores e investigadores, neste momento, um trabalho que será fundamental para enfrentar este momento”, concluiu.
Os servidores envolvidos nas barreiras sanitárias educativas receberão todo o suporte e apoio técnico da Defesa Civil local. A eles, a Prefeitura vai disponibilizar termômetro digital infravermelho; equipamentos de proteção individual, como máscara, luva, avental, álcool 70, toalha de papel; tenda; acesso a banheiros próximos; entre outras.
Esta medida é alinhada com as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Indústria e Comércio, Defesa Civil e Brigada Militar.
Como será a logística da ação?
Inicialmente, serão instaladas três barreiras sanitárias, identificadas como B1, B2 e B3-, nos seguintes locais:
            B1 – No trevo de acesso da Avenida Ijuí, junto ao Parque de Máquinas;
            B2 – No acesso pelo viaduto, na Rua José Coutinho, em frente ao Mercado Heeller;
            B3 – No trevo de acesso da Avenida Costa e Silva, em frente ao Empório da Cerveja;
            Em paralelo à instalação das barreiras, está sendo efetuado o fechamento dos acessos secundários à cidade existentes a partir da BR 468, são eles:
            - Acesso pela Rua Fausto Arthur Beltrame;
            - Acesso pela Rua Andradas;
            - Acesso pela Rua Sete de Setembro;
            - Acesso pela Rua Gaspar Silveira Martins;
            - Acesso pela Rua Davi Canabarro;
            - Acesso pela Rua Hugo Kanitz;
As barreiras funcionarão de segunda a sábado, entre às 6h30 e às 18h30 (com exceção de sábado, quando o trabalho ocorrerá apenas pela manhã), com duas equipes trabalhando em regime de escala contínua de 6h em cada local – uma equipe trabalhará das 6h30 às 12h30 e outra equipe das 12h30 às 18h30.
            Para atender à demanda, serão necessários 18 servidores, os quais formarão 06 equipes de trabalho.
Em caso suspeitos, contate a Unidade Sentinela (55) 3522-0404; (55) 999384355; e (55) 997100066.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp