12/03/2020 às 15h49min - Atualizada em 12/03/2020 às 15h49min

Liderança comunitária de Três Passos recebe Troféu Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa

Ledir Borba da Luz recebeu a distinção, após ser indicada pela deputada Zilá Breitenbach

Ledir recebeu o troféu e registrou o momento ao lado de deputadas que integram a atual legislatura na Assembleia (Fotos: Vinicius Reis / Agência ALRS)

Concedido anualmente pela Assembleia Legislativa a personalidades femininas que se destacaram em diversas áreas, o Troféu Mulher Cidadã foi entregue durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, realizada nesta quarta-feira (11), no Plenário 20 de Setembro. A solenidade marcou o início da programação alusiva ao Mês Internacional da Mulher no Parlamento gaúcho.

As agraciadas foram contempladas a partir de deliberação das deputadas estaduais mulheres, com a homologação da Mesa Diretora da Casa. O troféu é uma estatueta criada pelo artista Waldomiro Motta especialmente para a distinção.

Três Passos novamente esteve em destaque na premiação. Ledir Borba da Luz, que reside no município, onde construiu sua vida pessoal, profissional e comunitária, recebeu o troféu na categoria Atividade Comunitária em Prol da Mulher, em uma indicação da deputada estadual Zilá Breitenbach.

Natural de Tenente Portela, Ledir Borba da Luz, após o trabalho de mais de duas décadas em instituições hospitalares, passou a atuar no conselho comunitário do Presídio Estadual de Três Passos, onde trabalhou quatro anos para melhorar as condições dos apenados e suas famílias, realizando várias atividades e mutirões, principalmente, melhorando o espaço feminino. Dedicou-se também à Associação Três-passense de Deficientes Ana Mansur de Azambuja/AMA, buscando a tão sonhada sede própria. Durante dez anos foi idealizadora da Feijoada da APAE, arrecadando fundos para a associação, sempre buscando colocar a mulher à frente das atividades. Ainda presidiu o Lions Clube Centro de Três Passos, onde desenvolveu, entre outras ações, o projeto “Visão para Todos”.

Sua maior realização é ver as pessoas a quem ela serviu felizes e satisfeitas, com sua autoestima e dignidade de cidadão recuperada ou, na maioria das vezes, conquistada pela primeira vez na vida. A melhor coisa na sua vida foi descobrir que tem o poder de mudar o destino das pessoas para o bem, e dar a elas dignidade para acreditar em um mundo melhor.

A deputada Zilá Breitenbach, representando a bancada do PSDB, ao saudar as homenageadas da Assembleia Legislativa com o Troféu Cidadã – 2020, afirmou que elas estão representando as mulheres que em cada canto deste estado estão trabalhando pela sua comunidade. Para ela, o Dia Internacional da mulher é um símbolo, uma representação.

A deputada relembrou que o dia 8 de março, por todo o mundo, é dedicado à defesa das mulheres, aos seus direitos e às suas escolhas. A deputada disse acreditar que há muito espaço para buscar e ocupar. Sobre a representatividade política das mulheres, a parlamentar admitiu que é muito pequena aqui no RS. Ela registrou a campanha da Famurs “Mais mulheres na política”. “Com mais mulheres na política, teremos mais direitos e oportunidades”, declarou.

O ato alusivo à passagem do Dia Internacional da Mulher reconheceu a trajetória e o trabalho de Ledir Borba da Luz, Taline Oppitz, Lisandra de Castro de Carvalho, Cheila Schroer, Natália Borges Polesso, Aline Eggers Bagatini e Maria de Lurdes Fontana Grison.

Autoridades

Compuseram a mesa de autoridades a secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, representando o governador Eduardo Leite; a desembargadora Laura Jacottet, representando o Tribunal de Justiça; a subdefensora pública-geral Lizeanne Hartmann; a procuradora-geral adjunta Diana Paula Sana; a auditora pública externa Débora Brandini da Rocha, representando o Tribunal de Contas; a delegada Nadine Anflor, chefe de Polícia do Estado; a major Micheli Cubert, representando o estado-maior do Comando da Brigada Militar; e a tenente-coronel Adeilza de Assis Costa, representando o Comando Militar do Sul.

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa RS


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp